Diário de São Paulo
Siga-nos

Nebulização começa hoje na zona sul depois de confirmado caso de dengue

A Secretaria Municipal da Saúde de Marília iniciou hoje (12) a nebulização na zona sul da cidade, iniciando pela Estância Três Lagos (chácaras atrás da

Nebulização começa hoje na zona sul depois de confirmado caso de dengue
Nebulização começa hoje na zona sul depois de confirmado caso de dengue

Redação Publicado em 12/06/2018, às 00h00 - Atualizado às 16h58


A Secretaria Municipal da Saúde de Marília iniciou hoje (12) a nebulização na zona sul da cidade, iniciando pela Estância Três Lagos (chácaras atrás da Coca-Cola). A nebulização faz parte do protocolo do Ministério da Saúde para o combate ao mosquito Ades Aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela (ciclo urbano). O procedimento é recomendado apenas em áreas com casos confirmados da doença.

No caso da nebulização no Três Lagos, o motivo é a confirmação de um caso de dengue.

O uso de inseticida também é previsto em regiões com suspeitas de epizootias, ou seja, morte de animais em série pela mesma doença. É o caso da localização de macacos mortos, que podem ser “sentinelas” para alertar sobre a presença do vírus da febre amarela.

O supervisor de Saúde Rafael Colombo, responsável pela execução dos serviços e orientação aos terceirizados da empresa de nebulização, explica que os funcionários utilizam camisetas e bonés na cor vermelha (exceto os que estão equipados para nebulização), além de crachá de identificação da empresa privada.

No total, são 20 trabalhadores. A nebulização é uma das atividades executada pela equipe que também irá fazer durante as visitas, orientações de prevenção dos criadouros e a colocação de uma porção de larvicida nos ralos dos banheiros e dos quintais.

A colaboração dos munícipes é muito importante para a eliminação de focos da doença.

Compartilhe  

Tags

últimas notícias