Diário de São Paulo
Siga-nos

Não vai conseguir votar? Imprima o formulário para justificar

Eleitores que estiverem fora do domicílio eleitoral precisam justificar a ausência neste domingo (2), nos postos de votação, ou nos cartórios eleitorais até

Não vai conseguir votar? Imprima o formulário para justificar
Não vai conseguir votar? Imprima o formulário para justificar

Redação Publicado em 02/10/2016, às 00h00 - Atualizado às 12h42


 Prazo para explicar ausência vai até 1º de dezembro.

TSE oferece formulários para o dia da votação e para depois da eleição.
Prazo para justificar ausência no primeiro turno vai até 1º de dezembro.

Eleitores que estiverem fora do domicílio eleitoral precisam justificar a ausência neste domingo (2), nos postos de votação, ou nos cartórios eleitorais até dezembro. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) colocou os formulários de requerimento de justificativa eleitoral à disposição no site do tribunal (veja abaixo).

Há um formulário para ser utilizado no dia da votação e outro, diferente, se o eleitor fizer a justificativa depois do dia da votação.

O formulário é gratuito e também pode ser retirado nos cartórios eleitorais e nos locais de votação.

Quem não levar a justificativa a um local de votação neste domingo, ou onde houver segundo turno, deve procurar o cartório eleitoral.

A justificativa referente à ausência no primeiro turno da eleição pode ser feita até 1º de dezembro. Para o segundo turno, a data limite é 29 de dezembro. Se o eleitor não compareceu aos dois turnos, deve enviar uma justificativa separada para cada um.

Quem perder o prazo terá de pagar multa, de aproximadamente R$ 3, que pode vir a ser multiplicada até dez vezes, de acordo com decisão da Justiça. Para isso, basta procurar um cartório eleitoral e regularizar a situação.

Compartilhe  

últimas notícias