Diário de São Paulo
Siga-nos

Não erre na pintura! Aprenda a fazer uma parede bicolor perfeita

As paredes bicolores são atemporais e sempre voltam à moda na decoração de casas e apartamentos. Esse tipo de pintura é utilizada para criar espaços criativos

Não erre na pintura! Aprenda a fazer uma parede bicolor perfeita
Não erre na pintura! Aprenda a fazer uma parede bicolor perfeita

Redação Publicado em 08/03/2020, às 00h00 - Atualizado às 16h18


Às vezes, para mudar um ambiente é necessário apenas uma pintura na parede. Aprenda em 7 passos como fazer a pintura meio a meio

As paredes bicolores são atemporais e sempre voltam à moda na decoração de casas e apartamentos. Esse tipo de pintura é utilizada para criar espaços criativos e divertidos, por meio do uso de duas cores na mesma superfície, deixando o ambiente descontraído, com personalidade e alegria.

Pintar a parede é uma maneira fácil de mudar a decoração, sem gastar muito, adicionando um toque pessoal ao cômodo. Mas é preciso prestar atenção em alguns elementos como altura da divisão, onde cada tom fica melhor e como não ultrapassar uma cor na outra.

Quer aprender a fazer a parede meio a meio (ou bicolor)? A gerente de marketing para serviços de Cor & Design das tintas Sherwin-Williams, Patrícia Fecci, ensina sete passos para você transformar sua casa em um único dia. Confira abaixo:

Produtos

  • Fita crepe;
  • Fita métrica;
  • Lápis;
  • Régua;
  • Duas (ou três) cores de tinta.

Como fazer?

pintura

Divulgação/ Sherwin-Williams Antes e Depois de um espaço com parede bicolor

Passo 1 – Cole fita crepe nas bordas da parede e chão para isolar as paredes laterais que não serão pintadas. Passe um pano seco por cima para que a fita fixe melhor. No chão você também pode estender um plástico ou pano usado para não sujar o piso.

Passo 2 – Meça o quão alto você deseja sua faixa de cor. “Recomendamos a altura padrão de 1,2 metros, mas isso fica a sua de cada um. Combinações 2/3 (cerca de 1,8 metros) também criam um espaço interessante”, explica Patrícia. Para fazer a marcação, utilize uma fita métrica a partir do chão e faça um ponto com lápis.

Passo 3 – Use uma régua para desenhar uma linha a lápis, conectando cada ponto ao longo da parede.

Passo 4 – Cole a fita crepe acima da linha, usando um nível para garantir que fique reto. Essa etapa precisa ser feita com atenção e, se possível, com uma segunda pessoa olhando se ficou exatamente na marca.

Passo 5 – Adicione uma segunda tira de fita na metade do primeiro pedaço de fita para garantir que a tinta não pinte o outro lado.

Passo 6 – A pintura bicolor começa aqui. Use o pincel para passar pelo chão, teto e cantos. Em seguida, use o rolo para pintar as grandes partes da parede. Pinte a primeira demão e deixe secar por, mais ou menos, uma hora antes de iniciar a segunda demão. Quando a tinta ainda estiver pegajosa da segunda demão, puxe cuidadosamente a fita crepe da parede. (na imagem acima a cor utilizada foi SW 6685 Trinket).

Passo 7 – Deixe a segunda camada de tinta secar por, no mínimo, duas horas antes de encostar algum móvel na parede. Dependendo da região (úmida ou seca) que você mora, esse tempo pode ser maior.

Quais são as melhores combinações de cores?

cores

Reprodução/ Sherwin-Williams As cores indicadas pela Sherwin-Williams: SW 6369, SW 6022, SW 9096 e SW 9124

Se você quer investir na parede bicolor, mas não tem ideia de quais tons utilizar, a gerente da Sherwin-Williams indica algumas cores que podem combinar mais entre si e em determinados cômodos.

“A cor ‘Pendão Decorativo SW 6369’ pode ser o seu guia ao escolher a decoração para o quarto. Para combinar, escolha tons neutros, como o rosa queimado ‘De Tirar o Fôlego SW 6022’ ou cores mais naturais como o ‘Bege Intenso SW 9096’ e ‘Ximango SW 9124’. Em caso de dúvida mantenha o ambiente leve e acolhedor”, indica Patrícia.

Com o ambiente finalizado, você também pode criar um espaço “instagramável” na sua casa. Ai é só convidar os amigos para conhecer a nova decoração com parede bicolor e desfrutar dos elogios.

IG
Compartilhe  

últimas notícias