Diário de São Paulo
Siga-nos

Nadadora australiana desiste de seletiva olímpica após citar “perversões misóginas”

Dona de duas pratas olímpicas, a nadadora australiana Madeline Groves decidiu abrir mão da seletiva de seu país para as Olimpíadas de Tóquio em função do que

NADADOR
NADADOR

Redação Publicado em 10/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h44


Madeline Groves tinha citado caso de abuso em publicação feita em dezembro. Entidade que comanda a natação na Austrália diz que procurou a atleta mas que ela não quis dar mais informações

Dona de duas pratas olímpicas, a nadadora australiana Madeline Groves decidiu abrir mão da seletiva de seu país para as Olimpíadas de Tóquio em função do que se classificou como “perversões misóginas no esporte”. A competição valendo vagas olímpicas para a Austrália começa no sábado.

Vice-campeã nos 200m borboleta e no revezamento 4x100m medley nos Jogos do Rio 2016, Groves anunciou sua decisão numa rede social.

– Deixo que isso seja uma lição para todos os pervertidos misóginos no esporte e seus lambedores de botas. Vocês não podem mais explorar mulheres jovens e meninas, aproveitar seus corpos para manipulá-las para que vocês possam ganhar seu bônus anual. O tempo acabou – escreveu ela, usando a expressão gaslight, que se refere a uma forma de violência psicológica de manipulação da mulher para ter controle sobre ela.

Em dezembro, ela já tinha escrito numa rede social que havia reclamado sobre um homem na natação que a teria olhado de forma desconfortável quando ela usava um maiô.

– Acho que ele passaria por alguma orientação que o ensinasse a não olhar jovens mulheres de maiô daquele jeito. Mas, então, ele foi promovido – disse Groves na ocasião.

A nadadora ainda afirmou que “um técnico bem conhecido” fez um comentário “baixo” e se desculpou 15 minutos depois “possivelmente porque o time de psicólogos (da equipe) o aconselhou a se retratar”.

A entidade que comanda a natação na Austrália informou ter debatido com Groves seus comentários de dezembro.

– A Swimming Australia procurou Maddie em dezembro de 2020 para ter mais informações sobre a publicação que ela fez sobre potencial abuso ligado a alguém da natação. Maddie declinou e não quis fornecer mais informações. Não tivemos reclamações anteriores de Maddie. Todas as alegações envolvendo abuso ou má conduta são levadas a sério pela Swimming Australia. Consideramos o bem-estar e a segurança de crianças e jovens atletas como um valor inegociável, temos sempre o olho atento para manter o padrão no nosso esporte.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias