Diário de São Paulo
Siga-nos

Nacional ou River Plate? Palmeiras conhece nesta quinta-feira o rival na semifinal da Libertadores

O Palmeiras já está garantido nas semifinais da Libertadores e assiste de camarote nesta quinta-feira a definição do seu rival na próxima fase do torneio

Nacional ou River Plate
Nacional ou River Plate

Redação Publicado em 17/12/2020, às 00h00 - Atualizado às 12h13


Vote na enquete e diga qual adversário você prefere para o Verdão: uruguaios ou argentinos?

O Palmeiras já está garantido nas semifinais da Libertadores e assiste de camarote nesta quinta-feira a definição do seu rival na próxima fase do torneio sul-americano. A partida entre Nacional, do Uruguai, e River Plate, da Argentina, será disputada às 21h30, em Montevidéu.

No jogo de ida, disputado na Argentina, o River Plate venceu por 2 a 0. Os donos da casa também desperdiçaram uma cobrança de pênalti, mas chegaram ao segundo gol somente nos acréscimos.

O resultado da partida em Buenos Aires obriga o Nacional a atacar. Os uruguaios precisam vencer por três gols de diferença para avançar no torneio – um 2 a 0 leva a decisão para as cobranças de pênaltis.

O Verdão já enfrentou as duas equipes na Libertadores. A lembrança mais positiva é a de 1999, quando passou pelo River Plate na semifinal e se classificou para a decisão contra o Deportivo Cali, vencida nas cobranças de pênaltis.

Contra o Nacional, porém, o Verdão parou nos uruguaios na Libertadores de 2009, nas quartas de final, depois de um empate em 1 a 1 no estádio Palestra Italia e um empate sem gols no Centenário.

Em 2016, as duas equipes foram rivais de chave e mais uma vez a vantagem foi do time de Montevidéu: vitórias em São Paulo e no Gran Parque Central – os palmeirenses não foram além da fase de grupos.

Torcedor do Palmeiras, quem você prefere enfrentar na semifinal da Libertadores?

No retrospecto geral, o Palmeiras leva desvantagem: três vitórias, três empates e seis derrotas em 12 jogos contra o River Plate, e cinco vitórias, quatro empates e sete derrotas em 16 partidas contra o Nacional.

River Plate e Nacional avançaram para o mata-mata da Libertadores com boas campanhas. Os argentinos lideraram o Grupo D 13 pontos, um a mais que a LDU – o São Paulo ficou na terceira posição e foi eliminado. Os uruguaios somaram 15 pontos e terminaram na primeira posição do Grupo F.

Comandado por Marcelo Gallardo, o River Plate soma quatro taças da Libertadores – a última conquista foi em 2018. Julian Alvarez é o vice-artilheiro da competição, com cinco gols marcados.

O Nacional venceu a Libertadores três vezes, o último título em 1988. A equipe uruguaia é dirigida por Jorge Giordano e avançou às quartas depois de eliminar o Independiente Del Valle nos pênaltis. Os atacantes Bergessio e Vecino marcaram duas vezes cada no torneio.

.

.

.

GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias