Esportes
Nacional ou River Plate? Palmeiras conhece nesta quinta-feira o rival na semifinal da Libertadores

Vote na enquete e diga qual adversário você prefere para o Verdão: uruguaios ou argentinos?
O Palmeiras já está garantido nas semifinais da Libertadores e assiste de camarote nesta quinta-feira a definição do seu rival na próxima fase do torneio sul-americano. A partida entre Nacional, do Uruguai, e River Plate, da Argentina, será disputada às 21h30, em Montevidéu.
No jogo de ida, disputado na Argentina, o River Plate venceu por 2 a 0. Os donos da casa também desperdiçaram uma cobrança de pênalti, mas chegaram ao segundo gol somente nos acréscimos.
O resultado da partida em Buenos Aires obriga o Nacional a atacar. Os uruguaios precisam vencer por três gols de diferença para avançar no torneio – um 2 a 0 leva a decisão para as cobranças de pênaltis.
O Verdão já enfrentou as duas equipes na Libertadores. A lembrança mais positiva é a de 1999, quando passou pelo River Plate na semifinal e se classificou para a decisão contra o Deportivo Cali, vencida nas cobranças de pênaltis.
Contra o Nacional, porém, o Verdão parou nos uruguaios na Libertadores de 2009, nas quartas de final, depois de um empate em 1 a 1 no estádio Palestra Italia e um empate sem gols no Centenário.
Em 2016, as duas equipes foram rivais de chave e mais uma vez a vantagem foi do time de Montevidéu: vitórias em São Paulo e no Gran Parque Central – os palmeirenses não foram além da fase de grupos.
Torcedor do Palmeiras, quem você prefere enfrentar na semifinal da Libertadores?
No retrospecto geral, o Palmeiras leva desvantagem: três vitórias, três empates e seis derrotas em 12 jogos contra o River Plate, e cinco vitórias, quatro empates e sete derrotas em 16 partidas contra o Nacional.
River Plate e Nacional avançaram para o mata-mata da Libertadores com boas campanhas. Os argentinos lideraram o Grupo D 13 pontos, um a mais que a LDU – o São Paulo ficou na terceira posição e foi eliminado. Os uruguaios somaram 15 pontos e terminaram na primeira posição do Grupo F.
Comandado por Marcelo Gallardo, o River Plate soma quatro taças da Libertadores – a última conquista foi em 2018. Julian Alvarez é o vice-artilheiro da competição, com cinco gols marcados.
O Nacional venceu a Libertadores três vezes, o último título em 1988. A equipe uruguaia é dirigida por Jorge Giordano e avançou às quartas depois de eliminar o Independiente Del Valle nos pênaltis. Os atacantes Bergessio e Vecino marcaram duas vezes cada no torneio.
.
.
.
GE – Globo Esporte.
-
São Paulo13 horas atrás
Assessor de senador Major Olimpio internado com Covid deixa hospital após 35 dias: ‘Fiquei uma semana sem voz’
-
São Paulo13 horas atrás
Polícia e Procon fecham festa e bingo clandestinos em SP
-
São Paulo13 horas atrás
Internações por Covid-19 caem e SP avança para fase vermelha, mas ritmo atual ainda é similar ao do início da fase emergencial
-
saúde14 horas atrás
Vacinação de profissionais da educação contra Covid-19 começa neste sábado no estado de SP; saiba como funciona
-
Destaque11 horas atrás
Covid-19: número de novos casos cai 14% no Brasil na última semana
-
saúde14 horas atrás
Mais de 57 mil pessoas ainda não retornaram para receber a 2ª dose da vacina Coronavac na cidade de SP
-
Esportes9 horas atrás
FPF divulga tabela atualizada do Paulistão com retorno neste sábado; veja próximos jogos
-
São Paulo13 horas atrás
Sindicato dos servidores de SP pede intermediação do MP para que prefeitura suspenda retorno de aulas presenciais