Diário de São Paulo
Siga-nos

Na Praça dos Três Poderes, grafiteiros pintam painéis sobre liberdade

A Praça dos Três Poderes, em Brasília, está ocupada hoje (17) por grafiteiros de todo o país, que ao longo do dia produzirão 11 painéis inspirados em

Na Praça dos Três Poderes, grafiteiros pintam painéis sobre liberdade
Na Praça dos Três Poderes, grafiteiros pintam painéis sobre liberdade

Redação Publicado em 17/05/2022, às 00h00 - Atualizado às 16h11


Ação faz parte das comemorações dos 200 anos da Independência

A Praça dos Três Poderes, em Brasília, está ocupada hoje (17) por grafiteiros de todo o país, que ao longo do dia produzirão 11 painéis inspirados em diferentes facetas do tema liberdade.Na Praça dos Três Poderes, grafiteiros pintam painéis sobre liberdadeNa Praça dos Três Poderes, grafiteiros pintam painéis sobre liberdade

A ação faz parte das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil e integra o Projeto Liberdades, uma parceria entre o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Instituto Justiça e Cidadania (IJC).

As artes produzidas nesta terça-feira devem ilustrar uma cartilha voltada ao público jovem com explicações dos ministros do STF sobre diferentes tipos de liberdades civis: do trabalhador, sindical e associativa; de ir e vir, de reunião, de imprensa, de expressão, sexual, de voto, eleitora, empresarial, religiosa e econômica.

Cada ministro produziu um artigo sobre os temas. Um livro com a íntegra dos artigos também deverá ser lançado em agosto, informou o Supremo. “O projeto integra o Programa de Combate à Desinformação do Supremo, criado para desmentir notícias falsas e difundir informações corretas sobre o STF”, informou a Corte, em nota.

Os grafiteiros participantes foram selecionados por Rafael Araújo dos Santos Barbosa, conhecido como Fael Tujaviu e fundador a Escola Carioca de Grafitti e do Museu do Grafitti do Rio de Janeiro.

Além dele, participam do projeto os artistas Jaime dos Santos – Jaime, Alexsandra de Assis Santana Ribeiro – Dinha, Sarah Regina Ferreira de Oliveira – Chermie, Juliana de Santana – Juliana Fervo, Priscila Renata Jacome da Silva – Roxo, Pandro Souza da Silva Fernandes – Nobã, Pedro Henrique Ferreira Franco – Pedro Raz, Eduardo Fernandes de Castro – Aiog, André Machado da Silva – Bart e Naiana Mendes – Nati.

A artista de Brasília Veronica Pires, que compõe o coletivo Risofloras, vai ilustrar uma tela sobre combate às fake news e ao discurso de ódio.

.

.

.

Agencia Brasil

Compartilhe  

últimas notícias