Diário de São Paulo
Siga-nos

Na cidade de São Paulo ‘Choveu em uma noite 80% esperado para o mês’

G1

Na cidade de São Paulo ‘Choveu em uma noite 80% esperado para o mês’
Na cidade de São Paulo ‘Choveu em uma noite 80% esperado para o mês’

Redação Publicado em 11/03/2019, às 00h00 - Atualizado às 13h59


Prefeitura criou Comitê de Crise que vai cadastrar e atender famílias que tiveram perdas nas áreas atingidas; ‘Situação é absolutamente imprevisível e extraordinária’, diz Tuma.

G1

O prefeito em exercício Eduardo Tuma (PSDB) disse durante coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira (11), que choveu em uma noite 80% do total esperado para o mês inteiro de março (160mm). Segundo Tuma, “a situação que ocorreu ontem à noite é absolutamente imprevisível e extraordinária. Não havia qualquer ação preventiva que pudesse ser corrigir o que aconteceu hoje”.

O prefeito Bruno Covas está viajando em licença não-remunerada. De acordo com Tuma, porém, Covas criou um Comitê de Crise e tem participado ativamente das ações da prefeitura.

“Bruno Covas está em contato conosco desde ontem à noite a cada 15 minutos recebe atualização e orienta o que fazer. (…) O Bruno está presente, ele que chama as operações, fala comigo e com os secretários. Falou de forma coletiva em todos os momentos e foi ele que montou o Comitê de Crise”, disse o prefeito em exercício.

O comitê vai visitar as áreas mais atingidas e assim que a água baixar, cadastrar as famílias que tiveram perdas para atendê-las, de acordo com o secretário de subprefeituras Alexandre Modonez.

“Junto com a assistência social vamos iniciar o trabalho de cadastramento e levantar [o número de] pessoas que foram afetadas e que tipo de atendimento precisamos dar a elas. Estamos aguardando a água baixar, garantir a segurança das pessoas retirando elas de lá com o apoio do Corpo dos Bombeiros e depois disso garantindo a gente entra, faz a limpeza, aí vamos olhar as condições da casa, que tipo de atendimento e cadastrá-las. A água até agora há pouco ainda estava nas residências e impedindo a gente de entrar para cadastrar essas pessoas.”

Para Tuma, não faltou investimentos da prefeitura que pudesse evitar a situação atual da cidade. “Na noite de ontem para hoje choveu 80% do que tem de chover no mês. Não existe como prover, não existe ação a priori que possa dar solução a posteriori diante do ocorrido. (…) As cidades vizinhas afetaram São Paulo. São Bernardo do Campo foi a maior chuva em 27 anos, como prever e antever isso?”, disse ele.

“O foco da prefeitura é atender aqueles que sofreram por causa da chuva. Os investimentos são feitos ao longo de várias gestões. Não é só uma única gestão ou a gestão de Bruno Covas que começou dia 7 de abril que tem responsabilidade por toda a infraestrutura da cidade.”

De acordo com Tuma, 5500 pessoas estão nas rua entre funcionários e terceirizados para conter a crise.

Limpeza da cidade

De acordo com o secretário de subprefeituras Alexandre Modonezi, 14 caminhões de hidrojato estão nas marginais para sugar a água e fazer a limpeza de bocas de lobo e galerias.

“Conseguimos começar a limpeza onde a água baixou para devolver a cidade aos paulistanos. Queremos além de limpar o lodo que fica na via, também recuperar a drenagem da cidade, trabalho que vai a noite inteira”, disse o secretário.

Com as chuvas, o piscinão da Vila Prudente transbordou, mas as águas já baixaram.

De acordo com Tuma, a média de chuvas para o mês de março é de 170 milímetros e o acumulado do mês até agora é de 160 mm. Em algumas regiões a situação é ainda pior. No Jabaquara 109 mm, Ipiranga 85mm Vila Prudente, 113 mm. Em São Bernardo do Campo, 1563 mm Ribeirão Pires, 173 mm

Compartilhe  

Tags

últimas notícias