Diário de São Paulo
Siga-nos

Na Arena da Baixada, Brasil enfrenta Portugal em clima de festa pelo ouro

Eles se acostumaram a frequentar as arquibancadas de estádios de futebol como torcedores. Mas neste fim de semana vão viver o outro lado. A quadra de vôlei

Na Arena da Baixada, Brasil enfrenta Portugal em clima de festa pelo ouro
Na Arena da Baixada, Brasil enfrenta Portugal em clima de festa pelo ouro

Redação Publicado em 03/09/2016, às 00h00 - Atualizado às 11h46


Seleção campeã olímpica se reúne neste fim de semana para dois duelos do Desafio de Ouro, em Curitiba e Brasília. Lipe, um dos “donos da casa”, celebra: “Incrível”

Eles se acostumaram a frequentar as arquibancadas de estádios de futebol como torcedores. Mas neste fim de semana vão viver o outro lado. A quadra de vôlei vai ser montada no centro do gramado, exatamente como no dia 26 de julho de 1983, no Maracanã. Na ocasião, a Geração de Prata e a equipe da antiga União Soviética não deixaram que a chuva, que castigava o Rio de Janeiro, estragasse a festa. Diante de quase 96.000 espectadores, alguns jogaram de meias, outros deram nova função aos carpetes utilizados para a travessia do vestiário até a quadra. A seleção venceu por 3 a 1. Neste sábado, às 16h, na Arena da Baixada (PR), o time campeão na Olimpíada do Rio vai se reunir para comemorar o feito num amistoso contra Portugal. No domingo, às 10h, no Mané Garrincha (DF), estarão frente a frente de novo. O SporTV transmite.

Os dois confrontos marcarão também a despedida de Serginho. Aos 40 anos, o líbero bicampeão olímpico vai dar continuidade à carreira apenas no clube.

– Vi o vídeo desse jogo no Maracanã (tinha 4 anos na época). Lembro que choveu e os próprios jogadores ajudaram a secar a quadra. A União Soviética era a grande favorita e o Brasil ganhou o jogo. Vai ser a minha primeira experiência em um estádio de futebol e acredito que será bacana demais, especialmente, por reencontrar todos os campeões olímpicos. Será uma homenagem para uma despedida que o Serginho merece demais – disse o levantador William Arjona.

Arena da Baixada Desafio de Ouro vôlei (Foto: Divulgação/ CBV)

Arena da Baixada ganha quadra (Foto: Divulgação/ CBV)

Nos dois últimos anos, partidas em locais abertos foram resgatadas. Em 2014, Sérvia e Polônia abriram o Campeonato Mundial no Estádio Nacional de Varsóvia, diante de 62.000 pessoas. Na temporada seguinte, durante a Liga Mundial, a Itália jogou com o Brasil no Foro Itálico de Roma. Na ocasião, oito dos 12 jogadores do time olímpico passaram pela experiência de jogar fora de um ginásio.

Mesmo que os últimos dias tenham sido longe da quadra, o elenco que recolocou o país no alto do pódio no dia 21 de agosto, no Maracanãzinho, vai estar em ação. Entre os destaques da equipe está Lipe, que é natural de Curitiba. Responsável pelo ponto de bloqueio que garantiu a vitória sobre a Itália, o ponteiro espera viver momentos de muita emoção neste sábado.

– Essa homenagem pela conquista do tricampeonato olímpico me deixa feliz e é ainda mais especial por ser na minha cidade e em um estádio. Já soube que o estádio estará cheio, o que é incrível, então estou com a melhor expectativa possível. O ouro olímpico ainda não cabe em nós. Esse é um evento mais que especial e será muito emocionante para todos – afirmou.

Ao todo, 32 mil ingressos já foram vendidos para o confronto.

jogo vôlei Brasil x União Soviética 1983 Maracanã arquivo (Foto: Arquivo / Agência Estado)

Brasil x União Soviética se enfrentaram em 1983 no Maracanã (Foto: Arquivo / Agência Estado)

Compartilhe  

últimas notícias