Diário de São Paulo
Siga-nos

MyKayla Skinner: quem é a substituta de Simone Biles no salto das Olimpíadas

No dia 20 de julho, Simone Biles postou em suas redes sociais uma foto em que aparece carregando a colega MyKayla Skinner nas costas. Era o início da

mykayla
mykayla

Redação Publicado em 31/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 14h38


No dia 20 de julho, Simone Biles postou em suas redes sociais uma foto em que aparece carregando a colega MyKayla Skinner nas costas. Era o início da caminhada das duas ginastas americanas nas Olimpíadas de Tóquio. Onze dias depois, o peso mudou de lado: Skinner assume a responsabilidade de substituir a estrela da ginástica artística na decisão do salto após a desistência de Biles.

Simone Biles e MyKayla Skinner, da ginástica artística dos Estados Unidos, em Tóquio — Foto: Reprodução/Instagram

Simone Biles e MyKayla Skinner, da ginástica artística dos Estados Unidos, em Tóquio — Foto: Reprodução/Instagram

Sem Simone Biles, MyKayla Skinner aparece como uma das favoritas à medalha em Tóquio. Em 2014, a americana foi bronze no salto no Mundial de Nanning, na China.

MyKayla Skinner recebeu a quarta maior nota do salto nas classificatórias das Olimpíadas, ficando atrás de Biles, da também americana Jade Carey e da brasileira Rebeca Andrade. Ela só não se classificou porque só podem avançar duas atletas de cada país, o que fez com que quatro meninas com nota inferior a de Skinner garantissem vaga.

Notas da fase classificatória do salto:

  • Simone Biles (Estados Unidos): 15.183
  • Jade Carey (Estados Unidos): 15.166
  • Rebeca Andrade (Brasil): 15.100
  • MyKayla Skinner (Estados Unidos): 14.866
  • Yeo Seojeong (Coreia do Sul): 14.800
  • Shallon Olsen (Canadá): 14.699
  • Liliia Akhaimova (Comitê Olímpico Russo): 14.699
  • Alexa Moreno (México): 14.633
  • Angelina Melnikova (Comitê Olímpico Russo): 14.616

Quando Simone Biles anunciou a desistência, no fim da noite desta sexta-feira (horário de Brasília), Skinner foi às redes sociais e disse que competirá pela amiga na final do salto.

– Parece que vou precisar colocar o collant mais uma vez. Mal posso esperar para competir nas finais do salto. Fazendo isso por nós Simone Biles.️ É hora de ir! – escreveu a ginasta.

Uma segunda chance

Skinner esteve nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, mas foi reserva. Cinco anos depois, conseguiu se classificar para os Jogos de Tóquio aos 24 anos, algo raro nos Estados Unidos. Ela ganha uma segunda chance para tentar a medalha olímpica após não ter avançado para nenhuma das finais. Ela não participou da competição por equipes com os Estados Unidos, que foram prata com Simone Biles (parou após o salto), Jade Carey, Sunisa Lee e Grace McCallum.

A ginasta MyKayla Skinner fez a quarta melhor nota na classificatória do salto e vai substituir Simone Biles na final por aparelhos — Foto: Laurence Griffiths/Getty Images

A ginasta MyKayla Skinner fez a quarta melhor nota na classificatória do salto e vai substituir Simone Biles na final por aparelhos — Foto: Laurence Griffiths/Getty Images

A chance representa uma reviravolta na vida da atleta, que há quatro dias tinha anunciado o encerramento da carreira no alto rendimento da ginástica:

– Coração quebrado é um eufemismo, mas estou orgulhosa por chegar aqui depois de tudo que passei. Eu adoraria que minhas pontuações contassem para a equipe e adoraria competir nas finais dos aparelhos, mas ainda assim fiz algumas das minhas melhores apresentações aqui e isso é algo que ninguém pode tirar de mim. A ginástica não tem sido gentil comigo ao longo dos anos, mas sou grata por ser um exemplo para nunca desistir dos seus sonhos, não importa o que aconteça. Espero continuar a ser uma luz para outros que lutam suas próprias batalhas – escreveu MyKayla Skinner em suas redes sociais.

“Este é o fim do livro sobre minha carreira na ginástica, e meus únicos arrependimentos são coisas fora do meu controle. Então, sem arrependimentos. Por enquanto, vou apenas tentar preencher o vazio em meu coração”.

MyKayla chegou a deixar a elite da ginástica no fim de 2016 e migrar para a ginástica universitária americana, que tem estrutura e até código de pontuação diferentes do internacional. Ela voltou à elite em 2019.

A ginasta americana MyKyala Skinner herdou a vaga deixada por Simone Biles na final do salto — Foto: Laurence Griffiths/Getty Images

A ginasta americana MyKyala Skinner herdou a vaga deixada por Simone Biles na final do salto — Foto: Laurence Griffiths/Getty Images

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias