Diário de São Paulo
Siga-nos

MVP do Super Bowl, Julian Edelman lamenta fala antissemita de atleta da NBA: “O ódio é como vírus”

Depois de o Miami Heat afastar por tempo indeterminado o pivô Meyers Leonard, vice-campeão da NBA com a equipe na temporada 2019/2020, por uma ofensa

NBA
NBA

Redação Publicado em 10/03/2021, às 00h00 - Atualizado às 18h37


Campeão no New England Patriots com Tom Brady, wide receiver afirmou que Meyers Leonard não agiu com ódio, com ignorância

Depois de o Miami Heat afastar por tempo indeterminado o pivô Meyers Leonard, vice-campeão da NBA com a equipe na temporada 2019/2020, por uma ofensa antissemita, as repercussões no esporte norte-americano continuaram nesta quarta-feira.

Campeão e MVP (Jogador Mais Valioso) do Super Bowl, Julian Edelman, do New England Patriots, escreveu uma carta aberta endereçada ao jogador da NBA. Edelman é judeu.

Nela, o wide receiver convida Leonard para um jantar para que possam conversar, mas não poupou palavras para, educadamente, chamar o jogador de basquete de ignorante.

– Tenho a sensação de que você não usou essa palavra por ódio, mas por ignorância. Muito provavelmente, você não estava tentando ferir ninguém ou mesmo traçar um perfil de judeus em seu comentário. Isso é o que o torna tão destrutivo. Quando alguém pretende ser odioso, geralmente encontra grande resistência. A ignorância casual é mais difícil de combater e tem maior alcance, especialmente quando você tem uma grande influência. O ódio é como um vírus. Mesmo de maneira acidental, pode se espalhar rapidamente – escreveu Edelman.

Edelman também afirmou que não queria ser mais um criticar Leonard, que recebeu uma enxurrada de ofensas nas redes sociais, mas sim “oferecer uma perspectiva”.

Leonard fez a ofensa antissemita durante a transmissão do game “Call of Duty” na terça-feira. Em um determinado momento enquanto jogava, Meyers utilizou a expressão “kike bitch” para se referir a outro jogador. Em suas redes sociais, a franquia da Flórida comunicou, no início da madrugada desta quarta, que não tolera qualquer manifestação racista de nenhum de seus atletas e informou a medida de afastar o pivô, aguardando a conclusão das investigações iniciadas pela NBA.

Ausente das quadras em virtude de uma séria lesão em um dos ombros, Leonard também utilizou as redes sociais para dizer estar arrependido. O ex-jogador do Portland Blazers postou uma mensagem se desculpando e alegando desconhecer que as expressões por ele usadas durante a transmissão tivessem alguma conotação antissemita ou de qualquer forma preconceituosa.

Meyers Leonard — Foto: Getty Image

– Lamento profundamente por usar uma injúria antissemita durante uma transmissão ao vivo ontem. Embora eu não soubesse o que a palavra significava na ocasião, minha ignorância sobre sua história e o quão ofensivo é para a comunidade judaica não é absolutamente uma desculpa e eu estava simplesmente errado. Agora estou mais ciente de seu significado e comprometido em buscar adequadamente pessoas que possam ajudar a me educar sobre esse tipo de ódio e como podemos combatê-lo. Eu reconheço meus erros, e não há como fugir de algo assim que é tão doloroso para outra pessoa. Esta não é uma representação adequada de quem eu sou, e eu quero me desculpar com os Arizons, meus companheiros de equipe, treinadores, dirigentes e todos os membros da organização Miami Heat, minha família, nossos fãs leais e outros na comunidade judaica que eu machuquei. Prometo fazer melhor e sei que minhas ações futuras serão mais poderosas do que o uso desta palavra.

.

.

.

Fonte: G1 – Globo.

Compartilhe  

Tags

últimas notícias