Diário de São Paulo
Siga-nos

Mulheres com cargos estratégicos em facção são alvo de operação da Polícia Federal

10 mulheres foram presas nesta sexta-feira acusadas de participação em ala feminina de facção criminosa na Região Norte. A Polícia Federal ainda faz buscas

Mulheres com cargos estratégicos em facção são alvo de operação da Polícia Federal
Mulheres com cargos estratégicos em facção são alvo de operação da Polícia Federal

Redação Publicado em 08/02/2020, às 00h00 - Atualizado às 11h23


10 mulheres foram presas nesta sexta-feira acusadas de participação em ala feminina de facção criminosa na Região Norte. A Polícia Federal ainda faz buscas para cumprir outros quatro mandados de prisão preventiva.

A Operação Lâmpades foi realizada nesta sexta-feira, com mandados expedidos para Boa Vista, Roraima; São Paulo, na capital e em Guarulhos; e em Tauaracá, no Acre.

As investigações apontaram que a facção acreditava que mulheres estão menos expostas e correm menos riscos de serem presas. Por esse motivo, passaram a receber papéis de maior relevância dentro da organização.

De acordo com a polícia, a ala feminina atua em áreas tidas como estratégicas, como o controle e guarda de drogas e armas de fogo e facilitando o relacionamento entre criminosos de dentro do sistema prisional com os de fora.

As investigações também apontaram para o envolvimento dessas mulheres em crimes violentos, entre eles, os “tribunais do crime” – método de “julgamento”, no qual os criminosos são os juízes e os “condenados” pela facção podem ser submetidos a tortura e morte.

Uma das suspeitas recebia dinheiro e tinha o curso de Direito pago pela facção. Em contrapartida, ajudava na comunicação de criminosos de dentro e fora dos presídios e defendia interesses do grupo junto a entes públicos.

O comando para a ala feminina da facção na Região Norte partiria de São Paulo. Duas mulheres que estão foragidas por crimes como roubo e tráfico de drogas atuariam como coordenadoras das demais.

O nome da Operação faz referência à mitologia grega. Lâmpades são ninfas – espíritos femininos que habitam o reino dos mortos, vagando pelo submundo.

AGENCIA BRASIL 

Compartilhe  

últimas notícias