Diário de São Paulo
Siga-nos

Mulher que denunciou abuso mais recente disse que João de Deus pediu que ela não contasse nada a ninguém

Um depoimento obtido com exclusividade pela TV Anhanguera mostra a denúncia mais recente de uma mulher que se sentiu abusada por João Teixeira de Faria,

Mulher que denunciou abuso mais recente disse que João de Deus pediu que ela não contasse nada a ninguém
Mulher que denunciou abuso mais recente disse que João de Deus pediu que ela não contasse nada a ninguém

Redação Publicado em 20/12/2018, às 00h00 - Atualizado às 13h44


Em depoimento obtido com exclusividade pela TV Anhanguera vítima relata ter conseguido interromper o a ato ao olhá-lo nos olhos e dizer que seu pênis estava para fora. Médium está preso suspeito de abusos. Ele nega as acusações.

Um depoimento obtido com exclusividade pela TV Anhanguera mostra a denúncia mais recente de uma mulher que se sentiu abusada por João Teixeira de Faria, o João de Deus, em outubro deste ano. Por enquanto, o relato é o único no inquérito em fase de conclusão pela Polícia Civil.

Nas declarações, ela conta que quando notou o pênis dele para fora da calça disse a ele que tinha reparado o membro exposto e ele interrompeu o “tratamento”. Em seguida, ele teria pedido que ela não contasse sobre o atendimento a ninguém.

O médium conhecido internacionalmente está preso suspeito de abusos. Ele nega todas as acusações.

Conforme a vítima, o caso ocorreu em outubro deste ano, na Casa Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia, onde o médium fazia os atendimentos espirituais.

João de Deus em aparição na Casa de Dom Inácio de Loyola em 12 de dezembro, após a revelação das denúncias de abuso sexual  — Foto: Evaristo Sa

João de Deus em aparição na Casa de Dom Inácio de Loyola em 12 de dezembro, após a revelação das denúncias de abuso sexual — Foto: Evaristo Sa

O depoimento consta no primeiro inquérito da Polícia Civil de Goiás contra João, que pode ser o único dos 16 casos registrados pela corporação, já que os demais são antigos e podem ter prescrito. O documento ainda não havia sido concluído até o início da tarde desta quinta-feira (20), mas, conforme a Polícia Civil, deve indiciar o suspeito por violência sexual mediante fraude, que prevê pena de dois a seis anos de prisão.

No depoimento, a vítima relata que “sozinha na sala com o médium ele apagou a luz, a posicionou de costas pra ele e começou a massagear abaixo do ventre afirmando que ela precisava daquela energia. […] João de Deus pediu que a mulher mexesse o quadril junto com as massagens que estava recebendo e depois tentou encostar nela. A mulher começou a tentar se esquivar do médium”.

Depoimento de mulher que denuncia abuso por Joã de Deus em Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Depoimento de mulher que denuncia abuso por Joã de Deus em Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

O relato da mulher segue descrevendo que o médium, em seguida, pediu que ela o massageasse. “Durante a massagem ela percebeu que parte do pênis do médium estava do lado de fora das calças”.

“A mulher contou que olhou nos olhos de João de Deus e disse: seu pênis está pra fora. Foi quando ele arrumou as calças e disse pra ela escolher um dos quadros que estavam expostos”, diz o relato.

Por fim, a vítima conta que, na despedida, o médium pediu para “ela não relatar o que aconteceu durante o atendimento a ninguém”.

A Polícia Civil também investiga o motivo do médium ter mais de R$ 400 mil em moedas nacional e estrangeira em casa, além de seis armas. Ao negar o pedido de habeas corpus dele, o ministro Néfi Cordeiro avaliou que a demora para localizá-lo e movimentação urgente de altos valores na conta indicavam risco de fuga.

Dinheiro apreendido pela polícia na casa do médium João de Deus — Foto: Ernesto Rodrigues/Estadão Conteúdo

Dinheiro apreendido pela polícia na casa do médium João de Deus — Foto: Ernesto Rodrigues/Estadão Conteúdo

A situação atual

  • Ministério Público recebeu 506 relatos de abusos sexuais
  • Polícia Civil colheu depoimentos de outras 15 mulheres e aguarda ouvir mais uma. Apenas 1 caso deve virar inquérito
  • Há relatos de supostas vítimas de seis países e vários estados brasileiros
  • Médium é investigado por estupro, estupro de vulnerável e violação sexual mediante fraude
  • João de Deus está preso no Núcleo de Custódia em Aparecida de Goiânia e teve habeas corpus negado no Tribunal de Justiça e no Superior Tribunal de Justiça
  • MP e polícia também querem apurar denúncia de lavagem de dinheiro
  • Não há pedido para suspensão do funcionamento da Casa Dom Inácio de Loyola

Investigação

João de Deus teve a prisão decretada na sexta-feira (14) a pedido da Polícia Civil e do Ministério Público Estadual de Goiás (MP-GO). No domingo, ele se entregou à polícia em uma estrada de terra em Abadiânia.

O médium prestou depoimento em seguida, durante três horas. João de Deus afirmou à Polícia Civil que, antes de as denúncias virem à tona, foi ameaçado por um homem, por meio de uma ligação de celular. Além disso, negou os crimes e que tenha movimentado R$ 35 milhões nos últimos dias.

O jornal “O Globo”, a TV Globo e o G1 têm publicado nos últimos dias relatos de dezenas de mulheres que se sentiram abusadas sexualmente pelo médium. Os casos vieram à tona no programa Conversa com Bial de 7 de dezembro. Não se trata de questionar os métodos de cura de João de Deus ou a fé de milhares de pessoas que o procuram.

Compartilhe  

últimas notícias