Diário de São Paulo
Siga-nos

Mudanças sobre lavagem de dinheiro são regulamentadas pelo BC

A legislação de prevenção à lavagem de dinheiro foi atualizada com uma resolução publicada pelo Banco Central (BC), que ajusta circular editada em janeiro do

Mudanças sobre lavagem de dinheiro são regulamentadas pelo BC
Mudanças sobre lavagem de dinheiro são regulamentadas pelo BC

Redação Publicado em 28/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 08h03


Serão exigidas informações sobre residência e sede de clientes

A legislação de prevenção à lavagem de dinheiro foi atualizada com uma resolução publicada pelo Banco Central (BC), que ajusta circular editada em janeiro do ano passado. Em nota, a autarquia explicou que as mudanças aperfeiçoam as normais, adaptam casos específicos à realidade atual e alinham as regras do BC com as de outros órgãos.Mudanças sobre lavagem de dinheiro são regulamentadas pelo BCMudanças sobre lavagem de dinheiro são regulamentadas pelo BC

A primeira mudança diz respeito ao fornecimento de informações dos clientes de instituições financeiras. Os procedimentos de qualificação passarão a exigir o local de residência do cliente, no caso de pessoa física, ou o local da sede ou filial, no caso de pessoa jurídica. Esses dados passarão a ser avaliados pelas instituições financeiras junto do perfil de risco (risco de o cliente ficar inadimplente) e da natureza da relação de negócio.

A resolução igualou a regulamentação do BC com as normas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), referente a fundos e clubes de investimento, fundos de investimento na forma de condomínio fechado e determinados investidores não residentes.

A terceira mudança diz respeito a recursos em espécie enviados por meio de empresas de transporte de valores. Agora, a empresa transportadora passa a ser considerada a portadora dos recursos e será identificada por meio do registro do número de inscrição no CNPJ e da firma ou denominação social.

.

.

.

Agência Brasil

Compartilhe  

últimas notícias