Diário de São Paulo
Siga-nos

MPF vai investigar morte de crianças indígenas sugadas por draga

O Ministério Público Federal abriu uma investigação para apurar a morte, por afogamento, de duas crianças indígenas na comunidade Makuxi Yano, região do

MPF vai investigar morte de crianças indígenas sugadas por draga
MPF vai investigar morte de crianças indígenas sugadas por draga

Redação Publicado em 20/10/2021, às 00h00 - Atualizado às 07h33


Caso ocorreu na Terra Indígena Yanomami, em Roraima

O Ministério Público Federal abriu uma investigação para apurar a morte, por afogamento, de duas crianças indígenas na comunidade Makuxi Yano, região do Parima, Terra Indígena Yanomami, município de Alto Alegre, em Roraima. O caso ocorreu no último dia 12 de outubro. MPF vai investigar morte de crianças indígenas sugadas por dragaMPF vai investigar morte de crianças indígenas sugadas por draga

De acordo com relatos feitos por lideranças locais, as duas crianças nadavam no rio, perto de uma balsa usada por garimpeiros, e teriam sido sugadas pela draga que faz a sucção de minérios. Um dos corpos foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros no dia seguinte e o outro, dois dias depois do incidente.

Entre as questões que serão investigadas estão a eventual responsabilidade de invasores da terra indígena e a possível omissão dos órgãos responsáveis pela proteção das comunidades em questão, informou o MPF. Já existem ações judiciais em andamento exigindo proteção territorial aos Yanomami e apurações sobre violações de direitos da comunidade.

“O MPF tem reiteradamente alertado o governo federal sobre as trágicas consequências que o avanço do garimpo ilegal podem acarretar a uma população indígena de recente contato e advertido sobre a responsabilização das autoridades que se omitirem em agir”, diz o MPF, em nota.

.

.

.

.

.

Agência Brasil

Compartilhe  

Tags

últimas notícias