Diário de São Paulo
Siga-nos

MP investiga irregularidades na transferência de títulos de eleitor

O número de eleitores em Nova Independência (SP) chamou a atenção do Ministério Público de Andradina (SP), isso porque quase todo mundo na cidade é eleitor.

MP investiga irregularidades na transferência de títulos de eleitor
MP investiga irregularidades na transferência de títulos de eleitor

Redação Publicado em 01/10/2016, às 00h00 - Atualizado às 10h58


Casos teriam acontecido em Nova Independência (SP).
Cidade tem 3,6 mil moradores, com 3,5 mil eleitores.

O número de eleitores em Nova Independência (SP) chamou a atenção do Ministério Público de Andradina (SP), isso porque quase todo mundo na cidade é eleitor. Uma investigação apontou irregularidades na transferência de títulos para o município e agora a promotoria quer o cancelamento de mais de 300 deles.

Nova Independência tem 3,6 mil habitantes e o número de eleitores é só um pouco menor, 3,5 mil eleitores. Um dos fatos que chamou a atenção da promotoria de Justiça Eleitoral é que em Nova Independência, cerca de 98% da população é eleitor. Esse percentual é bem acima da média na maioria das cidades.

Além disso, só este ano, mais de 600 pessoas pediram a transferência do título de eleitor para a cidade. Segundo a promotora eleitoral Rúbia Prado Motizuki, mais da metade dos eleitores, que pediu a transferência, informou endereço falso à Justiça Eleitoral. “Solicitamos diligências de constatação para ver se a residência declarada é realmente verdadeira, com isso verificamos que muitos eleitores declararam residir em um local, que na verdade não moravam”, afirma a promotora.

Por causa disso, os eleitores foram convocados para dar explicações no cartório eleitoral. “Alguns eleitores apresentaram defesa, documentação e o processo voltou para promotora eleitoral para manifestação e agora está com juiz”, afirma a chefe do cartório Andreia Eidan.
O caso ainda não foi julgado, mas se ficar comprovada a irregularidade,  quem  deu  as informações erradas pode responder na Justiça por falsidade ideológica. “Elas vão ter o título cancelado e com isso não podem ser revalidados e se ficar comprovado poderá ser aberto um  inquérito penal”, afirma a promotora.

Promotoria investiga o número de eleitores na cidade (Foto: Reprodução / TV TEM)
Compartilhe  

últimas notícias