Diário de São Paulo
Siga-nos

MP denuncia reitor da Uninove por suspeita de pagamento de propina a fiscais da Prefeitura de SP

O Ministério Público de São Paulo denunciou o reitor da universidade Uninove por suspeita de pagamento de propina a fiscais da Prefeitura de São Paulo para

MP denuncia reitor da Uninove por suspeita de pagamento de propina a fiscais da Prefeitura de SP
MP denuncia reitor da Uninove por suspeita de pagamento de propina a fiscais da Prefeitura de SP

Redação Publicado em 26/10/2021, às 00h00 - Atualizado às 13h06


Segundo promotor, universidade privada pagou R$ 4 milhões em propina a servidores para manter a imunidade tributária no período de 2009 a 2012.

O Ministério Público de São Paulo denunciou o reitor da universidade Uninove por suspeita de pagamento de propina a fiscais da Prefeitura de São Paulo para obter imunidade tributária, ou seja, liberação de imposto. Outras oito pessoas, entre servidores e agentes ficais, também foram denunciadas.

De acordo com a denúncia, integrantes da cúpula da Uninove, dentre eles Eduardo Storopóli, reitor da universidade, pagaram R$ 4 milhões a agentes ficais no período de 2009 a 2012. Ele foi denunciado por corrupção passiva e ativa.

“O que salta aos olhos é a ingenuidade de dirigentes de um dos maiores grupos educacionais do país, ao emular o pagamento de propina através de singelas notas fiscais que não suportaram superficial investigação, deixando a Uninove à mercê de organização criminosa que logrou receber milionária propina, tudo em prejuízo da sociedade paulistana, que deixou de arredar tributos por mais de uma década”, diz o documento.

O esquema faz parte do que ficou conhecido como Máfia do ISS (Imposto Sobre Serviços) em São Paulo.

A manutenção da imunidade tributária, segundo a promotoria, teria provocado aos cofres públicos um prejuízo superior a meio bilhão de reais.

Em outra ação, o reitor e outros membros da direção já tinham sido condenados por participação no esquema.

Na ocasião, segundo a promotoria, o Storopóli e um outro integrante da cúpula da universidade, assinaram termo de colaboração com a Promotoria e admitiram o pagamento da propina.

Posteriormente, porém, a defesa de Storopóli passou afirmar que o reitor foi vítima do esquema.

O recurso da defesa será julgado nesta terça (26), pela 16ª Câmara de Direito Criminal.

.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias