Diário de São Paulo
Siga-nos

Mourão diz que queimadas na Amazônia são ‘agulha no palheiro’

O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou, nesta quinta-feira (27), que as queimadas na Amazôni a são como "agulha no palheiro" e que não é possível dizer que

Mourão diz que queimadas na Amazônia são ‘agulha no palheiro’
Mourão diz que queimadas na Amazônia são ‘agulha no palheiro’

Redação Publicado em 27/08/2020, às 00h00 - Atualizado às 17h24


Vice-presidente afirmou que o Brasil recebe ‘tratamento preconceituoso’

O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou, nesta quinta-feira (27), que as queimadas na Amazôni a são como “agulha no palheiro” e que não é possível dizer que a floresta está “queimando”. Mourão minimizou os 24 mil focos de incêndios registrados em agosto no bioma dizendo que isso é pouco em meio à extensão de cinco milhões de quilômetros quadrados da Amazônia Legal.

“Nós temos essas questões das queimadas. O dado do dia 26 de agosto é que nós tínhamos 24 mil focos de calor na Amazônia Legal. Ora, minha gente, a Amazônia Legal tem 5 milhões de quilômetros quadrados. 24 mil focos de calor significa que tem um foco de calor a cada 200 quilômetros quadrados. Isso é agulha no palheiro. E o que está sendo colocado para o mundo inteiro: ‘A floresta está queimando, a Amazônia está queimando ‘”, disse Mourão, em debate organizado pelo Canal Rural.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram registrados até agora 24.633 focos de incêndio em agosto. Mesmo com o mês incompleto, é o segundo maior número para o período dos últimos 10 anos, atrás do ano passado, quando foram registrados 30.900 focos.

Mourão criticou quem diz que a fumaça das queimadas está “prejudicando as pessoas”. Um estudo divulgado nesta semana apontou que a exposição à fumaça e às cinzas das queimadas prejudicaram a saúde de mais de quatro milhões de pessoas em 2019. “Eu vejo editorialistas e formadores de opinião dizendo que a fumaça está prejudicando as pessoas. Eu não consigo entender da onde essas pessoas conseguem extrair esses dados e não conseguem ouvir isso.”

O vice-presidente também disse que o Brasil recebe um “tratamento preconceituoso” e que não é o ” vilão ” na questão ambiental. “O que você vê é um tratamento preconceituoso dos dados, sempre procurando estabelecer essa pressão em cima do país e colocando o Brasil como um vilão nessa questão ambiental, quando nós não somos vilões nenhum.

.

.

.

Agência O Globo

Compartilhe  

últimas notícias