Diário de São Paulo
Siga-nos

Mortos por Covid-19 na Lombardia são 5 vezes mais do que na 2ª Guerra na região

O comissário extraordinário para a gestão da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) na Itália, Domenico Arcuri, afirmou que o número de mortos civis por

Diário de São Paulo
Diário de São Paulo

Redação Publicado em 18/04/2020, às 00h00 - Atualizado às 14h21


Número foi considerado como “clamoroso” por comissário para gestão de pandemia do novo coronavírus na Itália. Na 2ª guerra, 2 mil morreram na região

O comissário extraordinário para a gestão da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) na Itália, Domenico Arcuri, afirmou que o número de mortos civis por conta da doença é, praticamente, cinco vezes superior ao que foi registrado durante a Segunda Guerra Mundial na região da Lombardia.

“Entre 11 de junho de 1940 e 1º de maio de 1945, morreram em Milão por conta de bombardeios da Segunda Guerra cerca de dois mil civis. Em dois meses, na Lombardia, morreram 11.851 civis por coronavírus, cinco vezes mais. Um número clamoroso”, disse aos jornalistas neste sábado (18).

“Além da solidariedade que temos que ter com os lombardos e tendo consciência da gravidade da emergência naquelas terras, precisamos também saber que estamos vivendo uma grande tragédia que ainda não derrotamos”, continuou.

O comissário ainda falou sobre os próximos passos que o país precisa dar a partir de agora, com o afrouxamento das medidas restritivas em vigor desde o dia 10 de março, mas ressaltou que é preciso “agir com cautela e prudência nesses meses”.

“É preciso entender que é absurdamente errado falar que há um conflito entre saúde e retomada econômica. Sem a saúde e a segurança, a retomada econômica duraria apenas um piscar de olhos. Precisamos continua a ter equilíbrio nesses dois aspectos. Afrouxar progressivamente as medidas de contenção, garantindo a segurança e a saúde do maior número de cidadãos possíveis. Não há espaço para improvisos”, destacou ainda.

De acordo com as últimas medidas anunciadas pelo governo italiano, é esperado que o isolamento obrigatório comece a ser afrouxado a partir do fim de abril ou início do maio. Nos rascunhos dos documentos e de acordo com fontes ouvidas pela mídia italiana, a previsão é que sejam reabertas as indústrias da moda, automotivas e também permitidas as obras da construção civil.

IG
Compartilhe  

últimas notícias