Diário de São Paulo
Siga-nos

Mortes no Brasil sobem mais do que na Europa no mesmo estágio da pandemia

Há cerca de 15 dias o crescimento do número de óbitos no Brasil desacelerava em um ritmo parecido ao de grandes países europeus. Mas, atualmente, esse número

Mortes no Brasil sobem mais do que na Europa no mesmo estágio da pandemia
Mortes no Brasil sobem mais do que na Europa no mesmo estágio da pandemia

Redação Publicado em 09/05/2020, às 00h00 - Atualizado às 23h48


O número oficial de mortes no país crescia a uma taxa de 6,5% ao dia na sexta-feira (8)

Há cerca de 15 dias o crescimento do número de óbitos no Brasil desacelerava em um ritmo parecido ao de grandes países europeus. Mas, atualmente, esse número passou a diminuir bem menos do que na Europa.

Na sexta-feira (8), o número oficial de mortes  no Brasil crescia a uma taxa de 6,5% ao dia. Na Itália, em um dia equivalente da epidemia, o número crescia a 3,1% – a contagem foi feita a partir da quinta morte pela Covid-19 em cada país, por isso a comparação.

Na França, essa taxa está em 2,5%; no Reino Unido, em 3% e, nos Estados unidos, em 8,2%. Vale lembrar que essa não é a variação do número absoluto de mortes por dia, mas sim do aumento porcentual do número de óbitos em determinado dia comparação às mortes acumuladas até então.

Para o epidemologista e reitor da Universidade Federal de Pelotas Pedro Hallal, o resultado do Brasil é preocupante. Em entrevista ao jornal Folha , o especialista disse que o “todo o avanço obtido com a rápida adoçao das políticas de distanciamento pode ser perdido caso o relaxamento das medidas se dê de forma descontrolada”. Se isso acontecer, segundo Hallal, a redução no número de mortes , observada em vários países, pode acontecer mais tardiamente por aqui.

IG
Compartilhe  

últimas notícias