Diário de São Paulo
Siga-nos

Morre o arquiteto Ruy Ohtake aos 83 anos; veja repercussão

O arquiteto Ruy Ohtake morreu neste sábado (27), aos 83 anos, em São Paulo, em decorrência de uma mielodisplasia – um tipo de câncer de medula –, informou sua

Morre o arquiteto Ruy Ohtake aos 83 anos; veja repercussão
Morre o arquiteto Ruy Ohtake aos 83 anos; veja repercussão

Redação Publicado em 27/11/2021, às 00h00 - Atualizado às 18h41


Movido pela inovação, Ruy era um dos nomes mais influentes da arquitetura brasileira contemporânea. O arquiteto deixou sua marca por toda a paisagem paulistana.

O arquiteto Ruy Ohtake morreu neste sábado (27), aos 83 anos, em São Paulo, em decorrência de uma mielodisplasia – um tipo de câncer de medula –, informou sua assessoria.

Entre suas obras estão o hotel Unique, o Centro de Formação de Professores EducaMais Jacareí e o complexo cultural Praça das Artes Barueri Antônio Augusto de Moraes Liberato ainda em construção, que homenageia apresentador Gugu Liberato.

Ruy era filho da artista plástica japonesa, naturalizada brasileira, Tomie Ohtake. Um velório fechado será realizado em sua residência, apenas para familiares. Ele será cremado.

Veja a repercussão abaixo:

João Doria, governador de SP

“Lamento profundamente a morte do meu amigo e arquiteto Ruy Ohtake. Um grande mestre da arquitetura tal qual sua mãe, Tomie Ohtake foi nas artes. Ambos contribuíram muito para a cultura e os valores do Brasil. Meus sentimentos aos familiares e amigos”.

Rodrigo Garcia, vice-governador de SP

“Recebo com muita tristeza a notícia do falecimento de Ruy Ohtake. Tivemos o privilégio de contar com a genialidade dele em projetos habitacionais quando eu era secretário de Habitação. Os ‘redondinhos’ de Heliópolis, é projeto dele”.

Secretaria de Cultura e Economia Criativa de SP

“Lamentamos profundamente a morte do arquiteto Ruy Ohtake, aos 83 anos, vítima de câncer. Filho da artista plástica Tomie Ohtake e um dos arquitetos mais prestigiados do País”.

São Paulo Futebol Clube

“O São Paulo Futebol Clube lamenta profundamente o falecimento de Ruy Ohtake. O renomado arquiteto e grande são-paulino nos deixa aos 83 anos de idade. Ruy foi responsável pelo projeto do hotel do Centro de Formação de Atletas Presidente Laudo Natel, em Cotia. Desde 2012, o ambiente é utilizado como alojamento para as categorias de base do Tricolor”.

Ruy Ohtake, arquiteto, morre aos 83 anos

Ruy Ohtake, arquiteto, morre aos 83 anos

.
.
.
G1
Compartilhe  

últimas notícias