Diário de São Paulo
Siga-nos

Morre German Lorca, último representante do Cine Foto Clube Bandeirante, dizem fotógrafos

Morreu German Lorca, aos 98 anos, o último integrante do Foto Cine Clube Bandeirante, grupo de fotógrafos que atualizou a linguagem visual no país na década

Morre
Morre

Redação Publicado em 08/05/2021, às 00h00 - Atualizado às 16h59


Fotógrafo de 98 anos vivia em SP e integrou, na década de 40, associação de fotógrafos que introduziram novas tendências na fotografia.

Morreu German Lorca, aos 98 anos, o último integrante do Foto Cine Clube Bandeirante, grupo de fotógrafos que atualizou a linguagem visual no país na década de 40, segundo fotógrafos afirmam nas redes sociais.

Ele faleceu em São Paulo, onde vivia. Lorca deixou filhos, netos e bisnetos. Ele faria aniversário em 28 de maio.

Nas redes sociais, fotógrafos famosos ou não postaram homenagens a German, entre eles Bob Wolfenson, que escreveu: “O grande Fotógrafo, com F maiúsculo mesmo, German Lorca nos deixou. Mas seu legado continua mais vivo do que nunca”.

Nu negro, 1954, de German Lorca — Foto: German Lorca/ Divulgação Cosac Naify

Nu negro, 1954, de German Lorca — Foto: German Lorca/ Divulgação Cosac Naify

Formado em ciências contábeis, Lorca se associou ao Foto Cine Clube Bandeirantes (FCCB), em 1949. O FCCB era associação de fotógrafos que introduzem novas tendências na fotografia, da qual também participaram José Yalenti (1895-1967), Thomaz Farkas (1924-2011) e Geraldo de Barros (1923-1998).

Entre suas imagens mais conhecidas estão Malandragem, em 1949, À Procura de Emprego, em 1951, e Apartamentos, em 1952.

 Obra "Homem guarda-chuva" , de German Lorca — Foto: German Lorca

Obra “Homem guarda-chuva” , de German Lorca — Foto: German Lorca

Lorca sempre registrava paisagens da cidade de São Paulo, em especial os locais da região central, como a praça da Sé, no Centro, e abriu seu estúdio em 1952.

Outro fotógrafo que postou homenagem a Lorca nas redes sociais foi Eder Chiodetto, curador e professor de fotografia.

“A Fotografia Brasileira e Mundial acaba de perder um dos seus criadores mais fantásticos! O querido German Lorca acaba de realizar a sua passagem por morte natural, 20 dias antes de completar 99 anos. Ícone da revolução modernista pela qual passou a fotografia brasileira entre os anos 1940 e 1960, Lorca foi pioneiro na “fotografia de arte”, como dizia, mas também na fotografia de publicidade. Tive a sorte grande de conviver, me tornar amigo, realizar duas exposições itinerantes dele e editar seu livro pela Cosac Naify. Eu andava preocupado, pois fazia um tempo que ele não me ligava as 07h da manhã todo animado para falar de uma fotografia que havia feito, de um projeto que queria realizar, de uma fofoca boa do meio fotográfico. Um sopro de vida sempre. Me dizia que o segredo da longevidade se devia ao fato de não fumar, tomar banho frio ao acordar e não beber (Só uma dose de uísque nas vernissages dele – e assim fizemos quando abrimos a mostra em Brasília).” escreveu Chiodetto no Instagram.

Foto de German Lorca, de 1951, intitulada Briga no futebol — Foto: Divulgação/German Lorca

Foto de German Lorca, de 1951, intitulada Briga no futebol — Foto: Divulgação/German Lorca

.

.

.

Fonte: G1 – Globo.

Compartilhe  

últimas notícias