Mundo
Morre Chun Doo-hwan, ex-presidente da Coreia do Sul

Político chegou ao poder após um golpe de estado em 1979 e governou o país ao longo da década de 1980, um período de crescimento econômico.
O ex-presidente da Coreia do Sul Chun Doo-hwan morreu nesta terça-feira (23) (noite de segunda-feira no horário de Brasília) aos 90 anos. A informação é da agência sul-coreana Yonhap.
Chun chegou ao poder em 1979 após um golpe militar, e só deixou o cargo em 1988 após anos de protestos liderados por estudantes.
O político foi visto como um presidente autoritário que ordenou massacres e freou o avanço da democracia sul-coreana. Ele chegou a ser condenado à morte em 1996 pela repressão violenta a um protesto pró-democracia em Gwangju em 1980, mas acabou perdoado e deixou a prisão em 1997.
Por outro lado, Chun esteve à frente do governo em um momento de crescimento econômico e tecnológico da Coreia do Sul, que consolidou o avanço dos Tigres Asiáticos — apelido dado às economias em ascensão no continente.
Ainda segundo a agência Yonhap, o ex-presidente sofria de um mieloma, um tipo de câncer sanguíneo, e morreu em casa, em Seul.
.
.
.
.
G1
-
Educação22 horas atrás
Lei que amplia Prouni para estudantes de escolas privadas é sancionada
-
Mundo19 horas atrás
Putin facilita aquisição de cidadania russa por ucranianos: entenda o porquê
-
Política22 horas atrás
Projeto no Senado esvazia Justiça Eleitoral, diz presidente do TSE
-
Economia22 horas atrás
Receita Federal bate recorde de arrecadação em abril: R$ 195 bilhões
-
Economia20 horas atrás
Petrobras adota ação ‘protelatória’ ao submeter indicado à governança interna, diz Bolsonaro
-
Mundo21 horas atrás
Polícia de Toronto atira contra homem que carregava arma perto de escolas
-
Dia a Dia21 horas atrás
Eleições 2022: TSE aprova registro de mais duas federações partidárias
-
Esportes22 horas atrás
Senado avança na Lei Geral do Esporte