Diário de São Paulo
Siga-nos

Moro diz que Funai pode permanecer no Ministério da Justiça

O futuro ministro da Justiça, Sérgio Moro, afirmou nesta quarta-feira (5) que o destino da Fundação Nacional do Índio (Funai) ainda está indefinido, mas que o

Moro diz que Funai pode permanecer no Ministério da Justiça
Moro diz que Funai pode permanecer no Ministério da Justiça

Redação Publicado em 05/12/2018, às 00h00 - Atualizado às 13h14


Sérgio Moro, futuro ministro, disse que destino do órgão ainda é indefinido. Agricultura era a cogitação, afirmou ministro Onyx Lorenzoni. ‘Agricultura eu acho que não’, disse Bolsonaro.

O futuro ministro da Justiça, Sérgio Moro, afirmou nesta quarta-feira (5) que o destino da Fundação Nacional do Índio (Funai) ainda está indefinido, mas que o órgão poderá permanecer sob o guarda-chuva do Ministério da Justiça no governo de Jair Bolsonaro.

Na última segunda-feira (3), o futuro ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou em uma entrevista coletiva que o governo de transição cogitava transferir, a partir do ano que vem, a gestão da Funai para o Ministério da Agricultura, que cuida dos interesses do agronegócio.

Na terça (4), um dia depois da fala de Lorenzoni, Bolsonaro declarou que o órgão vai “para algum lugar”, mas excluiu a Agricultura. “Agricultura eu acho que não. Pode ir lá para Ação Social [Ministério da Cidadania]”, afirmou.

“Ainda está indefinido, pode ser até que fique no Ministério da Justiça, pode ser que saia. […] Está sendo discutido”, disse Sérgio Moro.

Responsável por promover e proteger os direitos de mais de 300 povos indígenas, a Funai está vinculada atualmente ao Ministério da Justiça.

Moro comentou a polêmica em torno da Funai nesta quarta-feira em uma rápida conversa com jornalistas no gabinete de transição de governo, na sede do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília.

Compartilhe  

últimas notícias