Diário de São Paulo
Siga-nos

Moro diz que Bolsonaro usou sua presença para mostrar avanços contra corrupção

Em entrevista ao jornal britânico Financial Times, o ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro , afirmou que o governo de Jair Bolsonaro utilizou-se de sua presença

Diário de São Paulo
Diário de São Paulo

Redação Publicado em 26/07/2020, às 00h00 - Atualizado às 19h22


Entrevista foi concedida ao jornal britânico Financial Times

Em entrevista ao jornal britânico Financial Times, o ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro , afirmou que o governo de Jair Bolsonaro utilizou-se de sua presença dentro da equipe ministerial como desculpa para demonstrar que medidas anticorrupação estariam sendo tomadas dentro do governo. À publicação, Moro deixa claro, no entanto, que pouco foi feito pelo governo nesta direção. A agenda voltada ao combate à corrupção, segundo ele, vem sofrendo reveses desde a eleição de Bolsonaro, em 2018.

Segundo o ex-ministro, faltou vontade política do presidente para passar reformas importantes no Congresso Nacional sobre o tema.

Um dos pontos abordados na entrevista, o contexto em que se deu a saída de Moro do governo, com acusações de tentativa de interferência na Polícia Federal por parte do presidente, ganhou destaque. Segundo o ex-ministro, o presidente desejava ter acesso a documentos de investigações em andamento na corporação.

“Ele mudou o diretor da Polícia Federal sem pedir minha opinião e sem uma boa causa. Não acho que seja possível combater corrupção sem respeitar a lei a autonomia das instituições que investigam e denunciam crimes”, disse Moro.

O ex-ministro também comentou a proximidade do presidente com o Centrão, como é chamado o bloco de partidos conhecidos por oferecer apoio em troca de cargos políticos.

“No início, o governo parecia evitar esse tipo de prática (trocas para garantir apoio), mas hoje em dia eu não tenho certeza disso”, concluiu.

IG

Compartilhe  

últimas notícias