Diário de São Paulo
Siga-nos

Moraes determina que perfis bolsonaristas sejam excluídos também no exterior

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro foram suspensos do Twitter a nível internacional após uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF),

Moraes determina que perfis bolsonaristas sejam excluídos também no exterior
Moraes determina que perfis bolsonaristas sejam excluídos também no exterior

Redação Publicado em 31/07/2020, às 00h00 - Atualizado às 10h39


Ministro do Supremo ordenou a suspensão das contas há uma semana, mas apoiadores do presidente mudaram burlaram as determinações e migraram as contas para o exterior para manter os ataques

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro foram suspensos do Twitter a nível internacional após uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes . Na semana passada,  Moraes já havia determinado a suspensão das contas de 16 aliados do presidente investigados por disseminação de fake news nas redes. Diante da decisão, os usuários modificaram a localização de suas contas para o exterior e continuaram publicando mensagens.

Na ocasião, o GLOBO apurou que essa brecha foi possível porque, no entendimento do Twitter e do Facebook , a decisão de Alexandre de Moraes só se aplicava ao Brasil. Na decisão desta quinta-feira, no entanto, o ministro determinou ao Twitter que bloqueasse integralmente o acesso dessas pessoas à rede, sob pena de multa diária de R$ 20 mil caso não cumpra a ordem. A medida também se estende ao Facebook.

A decisão atinge as contas do empresário Luciano Hang , da extremista Sara Giromini , do ex-deputado federal Roberto Jefferson , do blogueiro bolsonarista Alan dos Santos , entre outros.

“Assim, e considerando-se a necessidade do correto cumprimento da ordem judicial de bloqueio de perfis utilizados pelos investigados nestes autos, evitando-se que continuem a ser utilizados como instrumento do cometimento de possíveis condutas criminosas apuradas nestes autos”, diz a decisão.

O ministro Alexandre de Moraes é o relator do chamado ” inquérito das fake news ” no STF, que foi instaurado no ano passado pelo presidente da Corte, Dias Toffoli para investigar a disseminação de notícias falsas nas redes.

A investigação vem centrando suas atenções em um grupo de blogueiros e empresários bolsonaristas que vêm divulgando ofensas, ameaças e críticas a autoridades e integrantes da Corte.

No sábado, o presidente Jair Bolsonaro pediu ao STF, a suspensão de decisões que tiraram do ar nas redes sociais perfis de apoiadores do governo que são investigados no inquérito das fake news. O pedido foi feito por meio de uma ação direta de inconstitucionalidade, assinada por Bolsonaro e pela Advocacia-Geral da União.

Agência O Globo

Compartilhe  

últimas notícias