Diário de São Paulo
Siga-nos

Moradores de Guarulhos, na Grande SP, limpam casas e calculam prejuízos após enchente

Moradores de Guarulhos fizeram nesta sexta-feira (17) a limpeza de suas casas após o alagamento causado pelas fortes chuvas da quinta-feira (16). Durante a

Moradores de Guarulhos, na Grande SP, limpam casas e calculam prejuízos após enchente
Moradores de Guarulhos, na Grande SP, limpam casas e calculam prejuízos após enchente

Redação Publicado em 17/12/2021, às 00h00 - Atualizado às 16h43


Prefeitura disse que foram registradas 30 ocorrências por conta de temporal que atingiu a cidade na madrugada desta sexta. Choveu 112 milímetros no Jardim Adriana e 138 milímetros na região central. Equipes estão ajudando a população nos trabalhos de limpeza e dando assistência.

Moradores de Guarulhos fizeram nesta sexta-feira (17) a limpeza de suas casas após o alagamento causado pelas fortes chuvas da quinta-feira (16). Durante a madrugada, carros ficaram ilhados. Moradores abriram os portões de casa para dar vazão e usaram balde para retirar a água do quintal.

A família da funcionária pública Beth Bertilde, que mora no Jardim São João, perdeu uma calopsita afogada, além de móveis e comida. Na manhã desta sexta-feira (17), os pertences estavam na calçada. A geladeira nova foi salva porque sempre fica em cima de um carrinho de ferro. A casa foi toda adaptada porque a família já está acostumada com as enchentes.

Na porta de entrada e na lateral, a família instalou comportas. Mas como na hora da chuva a família dormia, elas estavam desativadas e não deu tempo de fechá-las. Do lado de fora, os moradores tentavam não sujar o sapato de lama, que tomou conta das ruas e calçadas.

No bairro Macedo, que fica a 15 minutos do centro de Guarulhos, as moradoras estão tentando amenizar a sujeira tirando a lama com rodo e vassoura. A chuva trouxe entulho e um córrego transbordou. Um carro foi abandonado pelo dono com o pisca-alerta ligado.

“Toda vez que chove é esse prejuízo. Principalmente minhas plantinhas. Não tem como mais ter planta no quintal”, diz a comerciante Agrimalda de Souza.

Moradores de Guarulhos limpam casas e calculam prejuízos após enchente — Foto: TV Globo/Reprodução

Moradores de Guarulhos limpam casas e calculam prejuízos após enchente — Foto: TV Globo/Reprodução

No quilômetro 36 da Rodovia Anhanguera, em Cajamar, a concessionária informou que houve um alagamento durante a madrugada. A pista sentido interior estava toda alagada. A concessionária ainda está avaliando a situação. O bairro das proximidades é o União, que também ficou debaixo d’água.

No final da manhã de sexta-feira (17) foi liberada a pista no sentido do interior. Antes disso o bloqueio era total desde 6h45, inclusive no sentido da capital, por conta do alagamento.

A Prefeitura de Guarulhos disse que foram registradas 30 ocorrências por causa da chuva. Choveu 112 milímetros no Jardim Adriana e 138 milímetros na região central. Equipes estão ajudando a população nos trabalhos de limpeza e dando assistência.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias