Diário de São Paulo
Siga-nos

Moradores de bairro rural estão assustados com onda de furtos e roubos em Araçatuba

Moradores de um bairro rural de Araçatuba (SP) estão preocupados com o aumento da violência no local após uma onda de furtos e roubos. O bairro é o Água Limpa

Moradores de bairro rural estão assustados com onda de furtos e roubos em Araçatuba
Moradores de bairro rural estão assustados com onda de furtos e roubos em Araçatuba

Redação Publicado em 17/06/2017, às 00h00 - Atualizado às 11h58


Moradores de um bairro rural de Araçatuba (SP) estão preocupados com o aumento da violência no local após uma onda de furtos e roubos. O bairro é o Água Limpa e os moradores estão se mobilizando para instalar câmeras de monitoramento. Eles até fizeram uma quermesse para arrecadar dinheiro e comprar os equipamentos.

A propriedade do supervisor Antônio Novaes foi invadida por ladrões e teve a janela arrombada. “Cortaram a cerca, arrombaram a janela, entraram na casa e levaram a televisão, roupa, jaqueta, perfumes, dinheiro”, afirma o supervisor.

O furto no sítio do Antônio foi o último de uma sequência de casos que têm sido registrados com frequência. O produtor rural Marcos Henrique Nogueira foi outra vítima e, nos últimos seis meses, os ladrões entraram na propriedade dele duas vezes. “Primeira vez foi em dezembro e levaram cinco cabeças de caprino, levaram tudo. Na segunda vez levaram tratores e baterias dos veículos”, diz Marcos.

De acordo com os moradores, de dezembro até agora 15 casos entre furtos e roubos foram registrados. Por isso os moradores resolveram se unir e parte de dinheiro da última quermesse do bairro será investido para melhorar a segurança do local.

A programadora Armivânia Gualhardo Chiquito, que também tem propriedade no bairro, disse que a opção dos moradores será investir em tecnologia. “Não estamos mais tranquilos no campo. Colocando câmeras talvez isso pode inibir mais essas ações”, diz a programadora.

Ainda de acordo com a moradora, eles já conversaram com a Secretaria Municipal de Segurança e o monitoramento deve ser feito pela Guarda Municipal. Uma nova reunião deve acontecer para definir os pontos de monitoramento. A Polícia Militar também deve participar do encontro para orientar os produtores.

“Já fizemos uma reunião, conversamos com os moradores, e agora marcamos uma nova reunião para passar dicas de segurança, questões de monitoramento, tudo para melhorar a segurança no local”, diz o capitão da Polícia Militar, Marcos Sorato Berti.

Segundo a prefeitura, o município vai disponibilizar uma sala na Guarda Municipal para fazer o monitoramento das câmeras instaladas no bairro Água Limpa, o que deve ocorrer até o final do ano.

Morador colocou alarme na casa dele para evitar furtos  (Foto: Reprodução/TV TEM)

Morad

Compartilhe  

últimas notícias