Diário de São Paulo
Siga-nos

Moradores colocam avisos de ‘perigo’ em região com alto índice de assaltos

"Roubo, perigo", diz um aviso feito com giz no chão do Deck dos Pescadores de São Vicente, no litoral de São Paulo, escrito por um morador da região cansado

Moradores colocam avisos de ‘perigo’ em região com alto índice de assaltos
Moradores colocam avisos de ‘perigo’ em região com alto índice de assaltos

Redação Publicado em 04/08/2020, às 00h00 - Atualizado às 12h39


Polícia Militar explicou, em nota, que policiamento é realizado por meio de planejamento estratégico, analisado com base em boletins de ocorrência registrados.

“Roubo, perigo”, diz um aviso feito com giz no chão do Deck dos Pescadores de São Vicente, no litoral de São Paulo, escrito por um morador da região cansado dos assaltos praticados pela região. A região é conhecida por ser um lugar comum para ações de assaltantes.

As imagens obtidas pelo G1 mostram o aviso aos pedestres desavisados na manhã desta terça-feira (4). O Deck dos Pescadores fica na praia da Biquinha, por onde a auxiliar de escritório Juliana Rodrigues, de 31 anos, não passa de bicicleta.

“Moro no bairro Japuí e trabalho no Centro. Como é perto, gostaria de ir de bicicleta, mas é perigoso tanto no Deck dos Pescadores, como também na Ponte Pênsil”, diz. “Já tentei ir de bicicleta, era por volta de 16h e tive a sensação de estar sendo perseguida.”

Após o episódio, Juliana faz o trajeto de ônibus para evitar os assaltos na região. Da mesma forma, o comerciante Thiago Rishard, afirma que só passa pelo local se for do outro lado da via. “Eu evito. Sei que sempre tem ‘molecada’ por ali, esperando uma vítima. Então, vou pelo outro lado da rua.”

A Prefeitura de São Vicente afirmou, em nota, que a Guarda Civil Municipal (GCM) realiza rondas periódicas na região do Deck do Pescador e que vai pedir à Polícia Militar para que intensifique o patrulhamento que já é feito em toda a região onde existe o equipamento.

Ainda, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedup), a administração municipal informa que a região do Deck do Pescador receberá melhorias em toda sua extensão. Além disso, serão instaladas câmeras de monitoramento, o que vai proporcionar mais segurança no espaço turístico.

A Polícia Militar explica, em nota enviada à reportagem, que o policiamento ostensivo e preventivo da região é realizado por meio de planejamento estratégico, análise dos índices criminais e emprego de efetivo operacional por meio dos Programas de Rádio Patrulhamento, Força Tática, Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam) e Policiamento Comunitário.

De janeiro a junho de 2020, em comparação com os mesmos meses de 2019, ações conjuntas entre as polícias Civil e Militar resultaram na queda de 19,90% dos roubos em geral, 41,67% dos roubos de veículos e 18,29% dos furtos em geral em São Vicente. Neste mesmo período, 577 pessoas foram presas/apreendidas e 69 armas de fogo, retiradas das ruas. Todos os casos apresentados às delegacias são devidamente investigados, por isso, é imprescindível o registro do boletim de ocorrência pela Delegacia Eletrônica ou em qualquer unidade policial do Estado.

G1

Compartilhe  

Tags

últimas notícias