Diário de São Paulo
Siga-nos

Monteiro sofre, mas bate anfitrião e avança às oitavas no Challenger de Buenos Aires

A estreia de Thiago Monteiro (#92) no Challenger de Buenos Aires teve um pouco de emoção, mas terminou com vitória. Nesta terça-feira (18), o brasileiro

Monteiro sofre, mas bate anfitrião e avança às oitavas no Challenger de Buenos Aires
Monteiro sofre, mas bate anfitrião e avança às oitavas no Challenger de Buenos Aires

Redação Publicado em 19/10/2021, às 00h00 - Atualizado às 16h18


Principal favorito ao título no torneio argentino, brasileiro perde set e sua para vencer Hernan Casanova por 2 sets a 1, após quase 2h40 de duelo; adversário nas oitavas é outro “hermano”

A estreia de Thiago Monteiro (#92) no Challenger de Buenos Aires teve um pouco de emoção, mas terminou com vitória. Nesta terça-feira (18), o brasileiro começou sua caminhada no torneio diante do argentino Hernan Casanova (#331) e, após levar um susto, confirmou o favoritismo ao triunfar por 2 sets a 1, parciais de 7/6 (7), 3/6 e 6/2, em 2h36 de partida.

Cabeça de chave número 1 em Buenos Aires, Monteiro garantiu-se nas oitavas de final, onde vai enfrentar outro tenista da casa. Seu oponente será o argentino Nicolas Kicker (#259), que passou pelo peruano Nicolas Alvarez (#403) por 2 sets a 1, parciais de 6/3, 2/6 e 6/3.

Thiago Monteiro vence mais uma nos Challengers — Foto: Beatriz Ruivo / Lisboa Belém Open

Thiago Monteiro vence mais uma nos Challengers — Foto: Beatriz Ruivo / Lisboa Belém Open

O jogo

Depois de começar o primeiro set com um desempenho aquém do esperado e ver o adversário abrir 5/2, Monteiro reagiu, emplacou uma sequência de cinco games e virou o placar. A parcial parecida resolvida, mas o brasileiro acabou sendo quebrado ao sacar para o set e a decisão foi para o tie-break, onde o equilíbrio perdurou até o fim. Com uma mini quebra conquistada no último ponto, Thiago conseguiu fechar em 7/6 (9-7) após 1h14.

Apesar da boa vitória no set anterior, Monteiro não conseguiu repetir o bom tênis e foi dominado pelo argentino. Com um bom aproveitamento nos games de saque, Casanova conseguiu duas quebras e não cedeu nenhum break point para o brasileiro, que venceu apenas 27% dos pontos com a devolução em toda a parcial. Sem muitas dificuldades, o “hermano” fechou em 6/3 e empatou o duelo.

A perda do segundo set parece ter acordado o cabeça de chave número 1, que veio para o terceiro com uma postura mais consistente e controlando grande parte dos rallys. Sacando muito bem – perdeu apenas um ponto em seus games de serviço -, Monteiro fez valer os dois breaks para decretar a vitória tranquila por 6/2.

Pucinelli avança em Bogotá; Orlando Luz cai

Em ascensão no circuito, Matheus Pucinelli (#287) começou em alto nível sua campanha no Challenger de Bogotá, na Colômbia. O brasileiro bateu o francês Alexis Gautier (#337) em sets diretos, parciais de 6/2 e 6/1, em 1h11 de partida, e se vingou da derrota sofrida em Santiago há duas semanas. Nas oitavas de final, ele vai enfrentar o colombiano Alejandro González (#461).

Quem não obteve o mesmo resultado foi Orlando Luz (#288), que acabou eliminado pelo austríaco Gerald Melzer (#421), que triunfou por 2 sets a 0, parciais de 7/5 e 6/2. Apesar da queda em simples, o brasileiro segue vivo na chave de duplas, onde é o principal favorito ao lado venezuelano Luís David Martínez e estreia contra os colombianos Alejandro González e Juan Gómez.

Pucinelli em ação  — Foto: Reprodução / Arquivo pessoal

Pucinelli em ação — Foto: Reprodução / Arquivo pessoal

.
.
.
Globo Esporte
Compartilhe  

últimas notícias