Diário de São Paulo
Siga-nos

MME e BNDES buscam recursos para projeto de luz para a Amazônia

O Ministério do Minas e Energia (MME) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinaram um acordo com o objetivo de permitir a

MME e BNDES buscam recursos para projeto de luz para a Amazônia
MME e BNDES buscam recursos para projeto de luz para a Amazônia

Redação Publicado em 15/09/2020, às 00h00 - Atualizado às 20h52


Projeto quer levar energia renovável para a região amazônica

O Ministério do Minas e Energia (MME) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinaram um acordo com o objetivo de permitir a captação de recursos para financiar o Programa Mais Luz para a Amazônia (MLA).MME e BNDES buscam recursos para projeto de luz para a AmazôniaMME e BNDES buscam recursos para projeto de luz para a Amazônia

O objetivo do projeto é levar energia renovável, especialmente de fonte solar, a 82 mil famílias em áreas remotas da região. No total, a estimativa do MME é que o programa beneficie mais de 350 mil pessoas. O custo total está orçado em mais de R$ 3 bilhões.

As verbas serão utilizadas em duas frentes. A primeira envolve o apoio às distribuidoras de energia elétrica para a expansão da oferta de luz na região. A segunda está vinculada ao auxílio a comunidades na Amazônia para desenvolvimento de iniciativas de atividades produtivas sustentáveis.

Entre os propósitos da parceria está a facilitação dos investimentos, reduzindo obstáculos para que agentes externos possam participar contribuindo no aporte de verbas que auxiliem o custeio das ações previstas para a iniciativa.

As duas instituições buscarão linhas de financiamento internacionais, como o Green Climate Fund (GCF). Caso obtenham êxito com esta fonte, as empresas integrantes do programa podem conseguir um “selo verde”, uma espécie de certificação que sinaliza a participação no Programa.

.

.

.

Agência Brasil

Compartilhe  

últimas notícias