Diário de São Paulo
Siga-nos

Missão da Nasa em Marte capta áudio do vento no planeta pela primeira vez

A Nasa captou pela primeira vez o áudio do do vento em Marte. O feito foi anunciado nesta sexta-feira (7) e só foi possível graças à sonda espacial Insight,

Missão da Nasa em Marte capta áudio do vento no planeta pela primeira vez
Missão da Nasa em Marte capta áudio do vento no planeta pela primeira vez

Redação Publicado em 07/12/2018, às 00h00 - Atualizado às 15h29


Sonda InSight está no planeta desde o dia 26 de novembro. Além do som, já captou também imagens.

A Nasa captou pela primeira vez o áudio do do vento em Marte. O feito foi anunciado nesta sexta-feira (7) e só foi possível graças à sonda espacial Insight, um robô que investiga o interior do planeta em uma incursão inédita.

Ouça abaixo:

Segundo a Nasa, dois sensores muito sensíveis na espaçonave detectaram essas vibrações de vento: um sensor de pressão de ar dentro do módulo de aterrissagem e um sismógrafo localizado no convés da Insight, aguardando a implantação pelo braço robótico da InSight.

Os dois instrumentos gravaram o ruído do vento de diferentes maneiras. O sensor de pressão de ar, parte do Subsistema Auxiliar de Sensor de Carga Útil (APSS), que irá coletar dados meteorológicos, registrou essas vibrações de ar diretamente. O sismógrafo registrou as vibrações causadas pelo vento que se movia sobre os painéis solares da espaçonave, que têm 2,2 metros de diâmetro e se destacam dos lados da sonda como um par de orelhas gigantes.

O pouso em Marte

A sonda Mars InSight, da Nasa, pousou em Marte no dia 26 de novembro após sete meses de viagem. A sonda é a primeira capaz de captar terremotos e estudar o funcionamento interno do planeta. Esta é a oitava vez que a Nasa consegue fazer um pouso em Marte.

A nave espacial não tripulada foi lançada há quase sete meses e percorreu 482 milhões de km. Parte de sua missão é informar dos esforços para enviar algum dia exploradores humanos ao planeta vermelho — algo que a Nasa espera concretizar na década de 2030.

A InSight não tem capacidade de detectar vida no planeta — isso será deixado para os futuros robôs. A missão da agência em 2020, por exemplo, irá coletar rochas que possam conter evidências da vida antiga.

Este pouso em Marte é o primeiro desde 2012, quando o explorador Curiosity da Nasa pousou na superfície e analisou as rochas em busca de sinais de vida que possa ter habitado o planeta vizinho da Terra, agora gélido e seco.

Imagem de Marte feita pela sonda Insight — Foto: Nasa

Imagem de Marte feita pela sonda Insight — Foto: Nasa

Compartilhe  

últimas notícias