Diário de São Paulo
Siga-nos

Ministro Lewandowski anuncia que trabalhará no recesso do Judiciário

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski comunicou, hoje (30), ao presidente da Corte, Luiz Fux, que vai continuar trabalhando durante

Ministro Lewandowski anuncia que trabalhará no recesso do Judiciário
Ministro Lewandowski anuncia que trabalhará no recesso do Judiciário

Redação Publicado em 01/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 07h59


A Corte entra em recesso na sexta-feira

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski comunicou, hoje (30), ao presidente da Corte, Luiz Fux, que vai continuar trabalhando durante o período de férias coletivas de julho. O ministro informou que vai continuar decidindo as questões urgentes distribuídas para o seu gabinete. Ministro Lewandowski anuncia que trabalhará no recesso do JudiciárioMinistro Lewandowski anuncia que trabalhará no recesso do Judiciário

O comunicado foi motivado por um pedido do presidente para que os integrantes do STF informem se vão permanecer trabalhando. Os ministros devem responder ao ofício até amanhã (1).

A Corte entra em recesso na sexta-feira (2) e retomará as atividades em 1º de agosto. Fux responderá pelo plantão judiciário de 2 a 17 de julho. A vice-presidente, ministra Rosa Weber, assumirá o posto de 18 a 31 de julho.

Antes da pandemia da covid-19, a praxe era que somente o presidente do Supremo permanecesse despachando as questões urgentes que chegam ao tribunal. No entanto, devido às demandas que passaram a ser judicializadas, alguns ministros preferiram não entrar em recesso.

Homenagem

Amanhã, última sessão antes do recesso, o plenário da Corte fará uma homenagem ao ministro Marco Aurélio. Empossado em 1990, o ministro se aposenta compulsoriamente no dia 12 de julho ao completar 75 anos de idade.

Com a aposentadoria do ministro, o presidente Jair Bolsonaro poderá indicar um integrante para a Corte. Após a indicação, o nome deverá ser aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e pelo plenário da Casa para tomar posse no STF.

Será a segunda indicação de Bolsonaro. No ano passado, o presidente indicou o ministro Nunes Marques para a cadeira de Celso de Mello, que também se aposentou.

.

.

.

AGÊNCIA BRASIL

Compartilhe  

últimas notícias