Diário de São Paulo
Siga-nos

Ministro da Educação anuncia Instituto Federal de Educação para Rio Preto

O ministro da Educação, Mendonça Filho, esteve nesta quinta-feira (20) em Rio Preto (SP) para participar de um encontro com educadores de todo o interior do

Ministro da Educação anuncia Instituto Federal de Educação para Rio Preto
Ministro da Educação anuncia Instituto Federal de Educação para Rio Preto

Redação Publicado em 21/04/2017, às 00h00 - Atualizado às 14h52


O ministro da Educação, Mendonça Filho, esteve nesta quinta-feira (20) em Rio Preto (SP) para participar de um encontro com educadores de todo o interior do estado. O assunto em pauta foi o sistema que envia verbas federais para educação estadual e municipal. O ministro também anunciou um Instituto Federal de Educação pra Rio Preto.

Mendonça Filho foi recebido por prefeitos, secretários estaduais e deputados. A visita dele marcou o fim do encontro que começou nesta quarta-feira (19) e reuniu municípios do Estado de São Paulo no Teatro Paulo Moura.

A boa notícia ficou por conta do anúncio da instalação de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia em Rio Preto. “O que nós fizemos hoje é adoção de medidas para constituir a comissão encarregada de elaborar o projeto do instituto e isso obedecer critérios técnicos, que devem levar em consideração a vocação na região”, afirma.

O ministro disse ainda que é possível que o instituto seja instalado no segundo semestre deste ano, mas que tudo ainda depende de estudos técnicos. Há necessidade, de acordo com a legislação, de uma audiência pública para saber qual a opinião da comunidade. Um prédio do município foi disponibilizado para abrigar o instituto.

O evento

Professores, diretores de escola, agentes públicos e secretários de educação vieram a Rio Preto participar do FNDE em Ação, um evento do Ministério da Educação para tirar dúvidas sobre a captação de recursos do governo federal. “Foi bom pela aprendizagem que temos sobre os programas do governo federal e sanar essas dúvidas podemos ter uma gestão eficiente”, afirma a secretária de Educação de Castilho, Aline Morais.

O ministro assinou um termo de liberação de verbas para e falou sobre o contato do Fundo Nacional da Educação com as gestões municipais. Ele disse que mais importante que enviar recursos é conseguir melhorar a qualidade do ensino, que avaliou durante o discurso ser ‘medíocre’.

Segundo o Ministério da Educação, 1,6 mil obras em todo o país estão paradas por falta de dinheiro. A maior parte delas está no Estado de São Paulo. “Hoje mesmo liberamos R$ 130 milhões contemplando centenas de cidades em todo país. Vamos resgatar as obras paralisadas e a maioria já está em execução”, diz o ministro.

TAGS: KLEBER MOREIRA DIRETOR, JORNAL BOM DIA

Compartilhe  

últimas notícias