Diário de São Paulo
Siga-nos

Ministério faz reuniões com laboratórios de 5 vacinas contra a Covid para discutir ‘possíveis futuras aquisições’

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, diz que o governo federal vai concluir nesta semana uma rodada de reuniões com representantes de

Ministério faz reuniões com laboratórios de 5 vacinas contra a Covid para discutir ‘possíveis futuras aquisições’
Ministério faz reuniões com laboratórios de 5 vacinas contra a Covid para discutir ‘possíveis futuras aquisições’

Redação Publicado em 22/11/2020, às 00h00 - Atualizado às 20h16


O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, diz que o governo federal vai concluir nesta semana uma rodada de reuniões com representantes de cinco desenvolvedores de vacinas contra a Covid-19.

“Serão realizadas até o final desta semana reunião com cinco laboratórios que estão com vacinas em estágio avançado de testes e com previsão de início de registro brevemente”, explicou Franco.

Na lista dos fabricantes está:

  • Pfizer/BionTech (EUA/Alemanha)
  • Janssen (EUA)
  • Instituto de Pesquisa Gamaleya (Rússia)
  • Moderna (EUA)
  • Covaxin (Índia)

Nesta série de encontros, o Ministério da Saúde não se reuniu com representantes da CoronaVac, da farmacêutica chinesa Sinovac, que tem parceria com o Instituto Butantan. As conversas sobre este imunizante estão sendo conduzidas diretamente com representantes do governo paulista.

“O que deve ocorrer a partir dessas reuniões, entendendo uma série de premissas que eu vou abordar em breve, serão memorandos de entendimento não vinculantes para possíveis futuras aquisições”, disse Franco.

O secretário listou como condições de análise das vacinas: segurança, eficácia, produção em escala, oferta em tempo oportuno, preço acessível, condições logísticas favoráveis e possuir o registro.

“A aquisição de qualquer vacina só pode se dar conforme a legislação brasileira e eu só posso comprar o que existe. Legalmente uma vacina só vai existir para o Brasil quando estiver registrada na Anvisa” – Elcio Franco

Três parcerias no Brasil

Atualmente, o Brasil tem parceria para futura produção de três candidatas à vacina.

  • ChAdOx1 – O governo federal fechou acordo para compra da ChAdOx1, desenvolvida pela AstraZeneca/Oxford, e prevê parceria com a Fundação Oswaldo Cruz para produção do imunizante no Brasil. O governo federal vai investir R$ 1,9 bilhão para produção de 100 milhões de doses.
  • CoronaVac – Já o governo de São Paulo tem acordo para compra da CoronaVac, em produção pela farmacêutica chinesa Sinovac, e o Instituto Butantan será parceiro na produção da vacina. Há previsão de que as 120 mil primeiras doses da CoronaVac cheguem ao Brasil na sexta-feira, 20 de novembro. Até agora, este é o anúncio mais avançado sobre a chegada de vacinas no Brasil.
  • Sputnik V – Também existe acordo do governo do Paraná com a vacina Sputnik V, do Instituto Gamaleya, da Rússia

Além das parcerias, o governo federal fechou acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) para receber 42 milhões de doses de uma vacina contra a Covid-19 dentro da iniciativa chamada Covax Facility. Ainda não está definida qual será a empresa fornecedora. Atualmente, a OMS monitora um portfólio de vacinas candidatas. O governo brasileiro vai investir cerca de R$ 2,5 bilhões no acordo.

Foto tirada no dia 17 de novembro mostra seringa e frasco com etiqueta 'vacina Covid-19' escrita em inglês. — Foto: Joel Saget/AFP

Foto tirada no dia 17 de novembro mostra seringa e frasco com etiqueta ‘vacina Covid-19’ escrita em inglês. — Foto: Joel Saget/AFP

.
.
.
G1
Compartilhe  

últimas notícias