Diário de São Paulo
Siga-nos

Mina marca, Colômbia vence Senegal e avança para as oitavas de final da Copa do Mundo

A cidade de Samara viveu um dia de decisão e fortes emoções da Copa do Mundo da Rússia. A Colômbia entrou em campo em busca da vitória sobre Senegal para não

Mina marca, Colômbia vence Senegal e avança para as oitavas de final da Copa do Mundo
Mina marca, Colômbia vence Senegal e avança para as oitavas de final da Copa do Mundo

Redação Publicado em 28/06/2018, às 00h00 - Atualizado às 13h12


Time de José Pékerman perde James Rodríguez, lesionado, mas ex-zagueiro do Palmeiras faz seu segundo gol na Copa e garante a classificação

RESUMÃO

  • O JOGO

    A cidade de Samara viveu um dia de decisão e fortes emoções da Copa do Mundo da Rússia. A Colômbia entrou em campo em busca da vitória sobre Senegal para não precisar torcer por uma derrota do Japão para a Polônia na outra partida do Grupo H. Se a situação parecia difícil antes de a bola rolar, ficou ainda mais tensa quando James Rodríguez deixou o gramado lesionado no primeiro tempo. Mas na base da raça e de apoio de milhares de torcedores vestindo a camisa amarela no estádio, os colombianos venceram por 1 a 0 e garantiram vaga nas oitavas de final. O gol da vitória foi marcado pelo zagueiro Mina, ex-Palmeiras e que atua pelo Barcelona, no segundo tempo. O rival na próxima fase será o segundo colocado do Grupo G: Inglaterra ou Bélgica, que decidem ainda nesta quinta-feira primeira e segunda colocações.

    Comemoração da Colômbia no gol de Mina

    Comemoração da Colômbia no gol de Mina (Foto: David Gray/Reuters)

  • DESTAQUE
  • PRIMEIRO TEMPO

    A Colômbia entrou em campo em busca da vitória, pois era o necessário para garantir a classificação às oitavas de final. O técnico José Pékerman armou sua equipe no 4-2-3-1, com Falcao García no comando do ataque. A esperança era pela chegada de um meio campo forte e de muita qualidade, com James Rodríguez, Uribe e Cuadrado. Não deu certo no início do jogo, quando Senegal teve mais ações e fechou os espaços, e ficou ainda pior quando James deixou o campo lesionado aos 31. Os colombianos ainda levaram um susto quando Mané caiu após choque Davinson Sánchez, e o árbitro marcou pênalti. Depois, com a ajuda do VAR (árbitro de vídeo, em inglês), ficou claro que o colombiano tocou primeiro na bola e a penalidade não aconteceu.

    James Rodriguez é consolado por Falcão ao sair lesionado

    James Rodriguez é consolado por Falcão ao sair lesionado (Foto: EFE)

  • DESTAQUE
  • SEGUNDO TEMPO

    Com a necessidade de marcar sem depender do resultado de Japão x Polônia, a Colômbia voltou mais organizada para o segundo tempo. Porém, cada minuto que passava era um minuto a menos para buscar a classificação. Na beira do gramado, José Pékerman tentava orientar sua equipe, que já não contava mais com James Rodríguez. Aos 13 minutos, o estádio explodiu em alegria. Não, não foi gol da Colômbia, que tinha muito mais torcida. Tampouco de Senegal. A Polônia abriu o placar em Volgogrado, resultado que classificava colombianos e senegaleses às oitavas. Então, a seleção da África tirou o pé, tentou esfriar o jogo e fazer o tempo passar. O time de José Pékerman aproveitou para garantir a vitória e não ficar mais na dependência da outra partida. Após cobrança de escanteio de Cuadrado, Mina subiu mais alto do que a zaga, marcou seu segundo gol na Copa e garantiu a classificação dos Cafeteros.

    Mina comemora gol sobre Senegal

    Mina comemora gol sobre Senegal (Foto: Marcos Brindicci/Reuters)

Compartilhe  

últimas notícias