Diário de São Paulo
Siga-nos

Fabio Pagnozzi: Milhões de crianças passam fome no Brasil

Dr. Fábio Pagnozzi

Fabio Pagnozzi: Milhões de crianças passam fome no Brasil
Fabio Pagnozzi: Milhões de crianças passam fome no Brasil

Redação Publicado em 13/10/2021, às 00h00 - Atualizado às 14h16


FABIO PAGNOZZI: MILHÕES DE CRIANÇAS PASSAM FOME NO BRASIL

Dr. Fábio Pagnozzi

No dia de ontem foi comemorado o Dia das Crianças, e a reflexão que quero trazer para vocês no dia de hoje é: Será mesmo que temos motivos para comemorar?

Pelo menos 9,1 milhões de crianças de 0 a 14 anos vivem em situação de extrema pobreza domiciliar (com renda per capita mensal de não mais de R$ 275), calcula a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança.

Na prática, isso provavelmente significa que eles não têm certeza do que comer, pois a família não terá dinheiro suficiente para garantir todas as refeições.

Como a pobreza aumentou desde então, é provável que o número de crianças que vivem em extrema pobreza e fome tenha aumentado este ano – especialmente porque os custos dos alimentos pesam nos orçamentos das famílias mais pobres. Hoje, em média, uma família com salário-mínimo já gasta 55% dessa renda comprando alimentos básicos para apenas um adulto, diz o Dieese.

E enquanto 56% da população adulta brasileira experimentou queda de renda desde o início da pandemia, esse número sobe para 64% no subgrupo de adultos que vivem com crianças e adolescentes, segundo estudo realizado pela UNICEF (Grupo das Nações Unidas para Crianças) em maio de 2021.

Então infelizmente a realidade que aflige uma boa parte das crianças brasileiras é a fome e a extrema pobreza. Somente com políticas públicas efetivas, investimentos maciços no ensino infantil e programas para erradicação da pobreza, conseguiremos um dia reverter este quadro.

Dr. Fábio Pagnozzi, advogado Criminalista

Compartilhe  

Tags

últimas notícias