Diário de São Paulo
Siga-nos

Michelle, técnica e esposa de Fratus, foi atleta olímpica e fisiculturista: “Bruno é perfeccionista”

Bruno Fratus distribuiu amor e gratidão depois de conquistar a medalha de bronze nos 50m nas Olimpíadas de Tóquio. Citou parentes, amigos, treinadores,

michelle
michelle

Redação Publicado em 01/08/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h26


Bruno Fratus distribuiu amor e gratidão depois de conquistar a medalha de bronze nos 50m nas Olimpíadas de Tóquio. Citou parentes, amigos, treinadores, companheiros de clube. E repetiu insistentemente o nome da pessoa responsável por ele estar ali: Michelle Lenhardt.

Atleta olímpica no revezamento 4x100m livre em Pequim 2008, a gaúcha é o dínamo da carreira do velocista. Esposa, treinadora, nutricionista, psicóloga, ombro amigo e motivadora de Fratus. O que não é exatamente fácil, em suas próprias palavras.

– O Bruno é um atleta que dá muito trabalho, nunca foi fácil para nenhum treinador. Ele é muito perfeccionista. Treinamos juntos no Pinheiros e ele sempre teve muita noção do que é bom ou não para ele. Tive que aprender a escutar mais ele e sair um pouco do meu lado – afirmou.

Tamanha sintonia não encontra resistência nem com a diferença de idade. Michelle, de 41, e Fratus, de 32, convivem juntos desde meados de 2007, quando ambos treinavam no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo. A amizade de borda de piscina evoluiu para um relacionamento sério que se estabilizou há quase dez anos.

Desde 2014, os dois moram juntos nos Estados Unidos. Michelle chegou a se dedicar integralmente ao mundo fitness e foi campeã mundial de fisiculturismo. Mas as ambições do marido a levaram de volta à borda da piscina.

– Sempre tivemos relação de marido e mulher e tivemos que adaptar a função treinadora e esposa. No começo, foi difícil. Não é fácil. Saíram faíscas e é normal. Mas quando tudo passa a gente vê o quanto se fortalece com pequenos acontecimentos. No dia a dia, sempre fizemos tudo juntos. Somos nós dois há sete anos nos EUA. Sentimos saudade da família e amigos, mas estamos numa missão – comentou a ex-nadadora.

Michelle cuidou praticamente sozinha de toda a preparação técnica de Fratus para as Olimpíadas de Tóquio. Que foi, por sinal, prejudicada pela pandemia de Covid-19. A dupla sofreu para conseguir piscina para treinos em Coral Springs, na Flórida, e no início deste ano o nadador passou algumas semanas no Rio de Janeiro para utilizar as instalações do Parque Aquático Maria Lenk.

A cumplicidade ficou evidente instantes depois da cerimônia de premiação no Centro Aquático de Tóquio, quando em uma quebra deliciosa de protocolo mulher e marido se uniram na beira da piscina para um beijo para festejar a missão cumprida.

Depois de posar para fotos com a medalha de bronze, Fratus entregou-a para Michelle, dizendo que era ela quem mais merecia a honraria. Curiosamente, a gaúcha disse que aboliu qualquer avaliação técnica naqueles 50m porque “foi só emoção”.

Não havia como ser diferente. Tratou-se do ponto mais alto de uma relação intensa e, acima de tudo, vitoriosa.

Bruno Fratus com a medalha de bronze dos 50m livre da natação nas Olimpíadas de Tóquio e a bandeira do Brasil — Foto: Jonne Roriz / COB

Bruno Fratus com a medalha de bronze dos 50m livre da natação nas Olimpíadas de Tóquio e a bandeira do Brasil — Foto: Jonne Roriz / COB

– No começo, foi muito difícil, mas aprendemos a tornar [o convívio atleta-técnico] prazeroso. A brigar e dar risada depois. Fomos aprendendo com os erros e colocamos alguns limites. É diferente da relação atleta e treinador que cada um vira para o lado e sai andando. Quero, sim, inspirar outras mulheres a chegar mais longe – disse ela.

A exemplo do marido, Michelle só deseja coisas prosaicas agora.

– Vamos descansar, comer uma pizza, tomar um vinho, sair com os cachorros, dar um break de tudo – comentou.

O futuro ao futuro pertence.

.

.

.

Fonte: Ge

Compartilhe  

últimas notícias