Diário de São Paulo
Siga-nos

‘Meu filho está fora da escola até agora’, diz mãe que aguarda vaga de transporte em Guarulhos, na Grande SP; aulas começaram há 10 dias

Pedro Léo Vicente, de 6 anos, está há dez dias sem poder ir à escola. Ele teve o benefício de Transporte Escolar Gratuito (TEG) aprovado pela Secretaria da

‘Meu filho está fora da escola até agora’, diz mãe que aguarda vaga de transporte em Guarulhos, na Grande SP; aulas começaram há 10 dias
‘Meu filho está fora da escola até agora’, diz mãe que aguarda vaga de transporte em Guarulhos, na Grande SP; aulas começaram há 10 dias

Redação Publicado em 17/02/2022, às 00h00 - Atualizado às 18h25


Romilda Vicente conta que filho teve benefício aprovado, mas foi informada de que não há vans com vagas para a escola, que fica em Guarulhos (SP). Ela também diz que ainda não conseguiu matricular a criança na instituição mais próxima de casa.

Pedro Léo Vicente, de 6 anos, está há dez dias sem poder ir à escola. Ele teve o benefício de Transporte Escolar Gratuito (TEG) aprovado pela Secretaria da Educação de Guarulhos, na Grande São Paulo, mas as vans que fazem o trajeto não têm vagas disponíveis.

Segundo a mãe dele, Romilda Vicente, não há uma previsão para a solução do problema. “Entraram em contato comigo, falaram que as quatro vans da escola estão lotadas e não deram previsão de quando vai ter lugar. Meu filho está fora da escola até agora, será que não conseguem colocar mais vans? Estão mesmo sem recursos para isso?”

As aulas na escola de Pedro começaram no dia 7. A instituição fica a mais de 2 km de sua casa, o que garante a ele o benefício do transporte gratuito. O serviço é oferecido pela prefeitura aos estudantes matriculados na rede municipal.

Sem conseguir vaga no transporte, a mãe conta que foi procurada por uma outra escola, sendo informada sobre uma possível troca de Pedro com uma criança que estaria matriculada na unidade. Ela já havia cadastro o filho nesse lugar há alguns dias para tentar uma vaga.

“Eles me disseram que estava esperando a resposta da escola daqui. Não sei se é permitido fazer a troca, mas é a minha preferência já que não tem o transporte. Ele está em casa há quase duas semanas e eu não consigo nem uma coisa nem outra”, disse Romilda.

O que diz a Prefeitura de Guarulhos

O g1 procurou, na semana passada, a Prefeitura de Guarulhos para solicitar o posicionamento do órgão a respeito do caso de Pedro Léo. Também questionou se a prefeitura tinha conhecimento de outros estudantes que, assim como o filho de Romilda, estavam na fila para receber o benefício do Transporte Escolar Gratuito.

Em nota, a secretaria disse que Romilda e outras 11 solicitações do benefício para a mesma escola receberiam uma devolutiva nesta semana. Além disso, o órgão informou que tinha registrado 150 pedidos de alunos que estavam em análise e receberiam atendimento nos próximos dias.

Após ser procurada novamente por nossa equipe para esclarecer a falta de vagas nas vans, apresentada pela mãe de Pedro Léo, a pasta respondeu que “novas vans estão sendo contratadas e que o aluno será atendido na próxima semana”.

Sobre os demais estudantes da rede municipal que aguardavam na fila do transporte, a secretaria informou: “Novos contratos já foram providenciados e na próxima semana todos os alunos que têm direito ao benefício do transporte escolar gratuito serão atendidos”.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias