Diário de São Paulo
Siga-nos

Mesários de Rio Preto passam por treinamento para as eleições

As eleições municipais estão se aproximando e é preciso uma grande estrutura, muito bem aparelhada, para que os eleitores possam exercer a democracia. Toda

Mesários de Rio Preto passam por treinamento para as eleições
Mesários de Rio Preto passam por treinamento para as eleições

Redação Publicado em 11/09/2016, às 00h00 - Atualizado às 17h41


Em Rio Preto, mais de 4 mil voluntários irão trabalhar no dia 2 de outubro.
Mesários conheceram detalhes técnicos da urna eletrônica.

As eleições municipais estão se aproximando e é preciso uma grande estrutura, muito bem aparelhada, para que os eleitores possam exercer a democracia. Toda essa estrutura conta com um batalhão de voluntários, que já estão se preparando para assegurar que nada saia errado no dia do voto.

A três semanas das eleições municipais, a Justiça Eleitoral corre para acertar todos os detalhes antes do voto. Em todo o Estado de São Paulo 400 mil mesários irão trabalhar no dia 2 de outubro. Em São José do Rio Preto (SP), maior colégio eleitoral da região noroeste paulista, 4.042 mesários foram convocados. “Fui eu que pedi para trabalhar nas eleições, acho importante participar deste processo”, afirma a mesária Izabel Menezes.

Para garantir que tudo ocorra sem problema, a Justiça Eleitoral está treinando o pessoal que vai trabalhar. No manual entregue para eles há leis, dúvidas, problemas e soluções. “Treinamento tem essa finalidade de dar embasamento ao mesário para ele fazer o trabalho na eleição e orientar bem a todos”, diz o chefe de cartório Régis Pistori.

Os mesários também conheceram detalhes técnicos da urna eletrônica, como o que fazer caso ela não ligue, se o equipamento travar. Tudo precisa ser resolvido no menor tempo possível. “A gente faz esse treinamento na prática para saber os problemas que o mesário pode resolver ou problema grave que terá de fazer a troca da urna”, diz o chefe.

A mesária Ed Piva de Carvalho é uma veterana nesse trabalho. Já perdeu as contas de quantas vezes foi mesária em eleições. E se depender da vontade dela vai continuar participando quanto tempo for preciso.  “A gente está colaborando com a democracia e tem de trabalhar feliz e participar”, afirma a mesária Ed Piva de Carvalho.

Mesários são orientados em Rio Preto para as eleições (Foto: Reprodução / TV TEM)

Mesários são orientados em Rio Preto para as eleições (Foto: Reprodução / TV TEM)

Compartilhe  

últimas notícias