Diário de São Paulo
Siga-nos

Mercedes leva multa após Hamilton atrapalhar Mazepin em treino na Arábia Saudita

Segundo colocado no terceiro treino livre do GP da Arábia Saudita neste sábado, Lewis Hamilton foi isento de punição após ser investigado por não respeitar

Mercedes leva multa após Hamilton atrapalhar Mazepin em treino na Arábia Saudita
Mercedes leva multa após Hamilton atrapalhar Mazepin em treino na Arábia Saudita

Redação Publicado em 04/12/2021, às 00h00 - Atualizado às 17h45


Piloto chegou a ser investigado também por desrespeitar bandeiras amarelas em última sessão livre do fim de semana, mas foi isento de sanções porque sinalização foi acionada por engano pela direção de prova

Segundo colocado no terceiro treino livre do GP da Arábia Saudita neste sábado, Lewis Hamilton foi isento de punição após ser investigado por não respeitar bandeiras amarelas duplas acionadas a 22 minutos para o fim da sessão, e por atrapalhar Nikita Mazepin já fim da disputa. Equipe do britânico, a Mercedes foi multada em R$ 159 mil (ou 25 mil euros) pelo lance com o russo da Haas.

A direção de prova justificou que a sinalização de bandeira amarela foi acionada por engano, por cerca de 1s. Após analisarem o vídeo de bordo do piloto, confirmaram que ele não recebeu qualquer tipo de aviso sobre a bandeira amarela no volante, não havendo violação das regras.

No primeiro documento divulgado pela Federação Internacional do Automobilismo (FIA), Hamilton foi acusado de descumprir o Apêndice H do Artigo 2.5.5 do regulamento esportivo da Fórmula 1: o trecho informa que, no caso de uma bandeira amarela dupla, o piloto deve “reduzir sua velocidade significativamente, não ultrapassar e estar preparado para mudar de direção ou parar; há um perigo de bloqueio total ou parcial da pista e ou fiscais trabalhando na pista ou ao lado dela”.

Seu rival na briga pelo título de 2021, Max Verstappen, teve infração semelhante no GP do Catar, prova que antecedeu a etapa em Jeddah. O lance, porém, foi no Q3 da classificação, culminando com a perda de cinco posições de largada para o holandês da RBR.

– O diretor de prova relatou aos comissários que o aviso de bandeira amarela dupla foi ativado acidentalmente, por menos de 1 segundo. Como o vídeo a bordo do carro 44 mostra, não havia bandeira amarela, e a luz de aviso amarela não estava visível no volante do. Ao contrário de outros incidentes este ano, não houve bandeira ou luz amarela exibida ao piloto (que já estava bem no setor de manobra quando o sistema foi brevemente ativado). Portanto, nenhuma violação dos regulamentos ocorreu – detalhou o documento divulgado pela FIA.

Lewis Hamilton foi isento de punição por não respeitar bandeiras amarelas no treino do GP da Arábia Saudita  — Foto: FIA

Lewis Hamilton foi isento de punição por não respeitar bandeiras amarelas no treino do GP da Arábia Saudita — Foto: FIA

Originalmente noticiando a investigação do britânico da Mercedes às 13h30 (horário de Brasília), esta nota foi modificada às 14h18 para incluir o resultado da investigação, que isentou Hamilton de punição.

Já os segundo incidente se deu na curva 8, já no final do treino, quando Hamilton quase se encontrou com Nikita Mazepin no trecho e o russo da Haas precisou tirar o pé para evitar uma colisão.

O erro sucedeu outro momento algumas curvas antes, no qual o piloto da Mercedes ficou lento e atrapalhou a volta rápida de Pierre Gasly.

Mercedes foi multada por não avisar Lewis Hamilton da aproximação de Nikita Mazepin no treino do GP da Arábia Saudita da F1 — Foto: FIA

Mercedes foi multada por não avisar Lewis Hamilton da aproximação de Nikita Mazepin no treino do GP da Arábia Saudita da F1 — Foto: FIA

Neste caso, Hamilton teria descumprido o Artigo 31.5 do regulamento, que determina que qualquer piloto que pare no meio da pista sem necessidade ou atrapalhe um rival num treino livre pode, conforme o Artigo 31.4, ter seu tempo de volta excluído ou até perder posições no grid de largada da corrida.

Porém, o documento divulgado pela FIA revela que Hamilton chegou a ser avisado da aproximação de Mazepin na curva 2, recado que não foi repassado a ele pela Mercedes.

Considerando as peculiaridades do Circuito de Jeddah, com pontos cegos que dificultam a visibilidade dos pilotos, os comissários responsabilizaram as equipes pela comunicação adequada com os pilotos, alertando que este é um caso específico da etapa saudita.

.

.

.

Globo Esporte

Compartilhe  

últimas notícias