Diário de São Paulo
Siga-nos

Menor suspeito de matar garota se entrega e aponta ajuda de comparsa

O adolescente de 16 anos, principal suspeito de ter estuprado e matado a jovem Ana Clara Macena dos Santos, de 14 anos, se entregou à Delegacia de

Menor suspeito de matar garota se entrega e aponta ajuda de comparsa
Menor suspeito de matar garota se entrega e aponta ajuda de comparsa

Redação Publicado em 11/10/2016, às 00h00 - Atualizado às 13h40


Adolescente de 14 anos sumiu após ir a festa com amigos em Catanduva.
Polícia afirma que morte foi causada por fratura no crânio.

O adolescente de 16 anos, principal suspeito de ter estuprado e matado a jovem Ana Clara Macena dos Santos, de 14 anos, se entregou à Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Catanduva, na manhã desta terça-feira (11), acompanhado de uma advogada. Em depoimento, ele disse que bateu na jovem e apontou outro adolescente, de 17 anos, como autor do estupro. O crime ocorreu no domingo (9) e a polícia já havia determinado a apreensão do menor após ouvir várias testemunhas na segunda-feira (10).

O delegado do caso, Hélvio Bolzani, diz que no primeiro depoimento do adolescente, no plantão policial no domingo (9), ele negou a participação do crime, mas a somatória de vestígios localizados, tanto no local quanto no corpo da vítima, associado a depoimentos de testemunhas apontavam ele como um dos suspeitos do crime.

“Com base nesses depoimentos e vestígios foi decretada a custódia provisória desse adolescente por 45 dias e hoje ocorreu a apresentação espontânea dele. Ele confessou ter dado o golpe na cabeça da vítima, causando a morte dela, e indicou a participação de outro adolescente no crime, que nega a participação.”

Segundo o delegado, há pontos de incongruência entre os depoimentos prestados por este segundo adolescente. “Estes pontos incongruentes devem ser esclarecidos durante uma reconstituição do crime, que deve ser agendada ainda para esta terça-feira”, diz.

O menor de 16 anos contou ao delegado que ele e o amigo saíram da festa e pegaram a adolescente da calçada, em frente à festa, e a arrastaram até o barracão. No local, de acordo com o depoimento, ela teria acordado e reagido, o que fez com que ele batesse nela.

“O relato é que já no final da festa, já não tinha ninguém em frente ao imóvel, a vítima estaria encostada no muro, passando mal, quando os dois carregaram a vítima nos braços até o barracão e ali um dos adolescentes, o de 17 anos, teria mantido relação sexual com a vítima. Pelo o que entendemos não foi conssentido e isso iniciou uma discussão entre eles, o que fez com que o adolescente de 16 anos desse uma paulada, que atingiu o rosto da vítima. Eles a deixaram agonizando no local e foram para a casa da tia de um deles. Já no domingo, quando souberam da repercussão do caso, combinaram a versão de que, caso fossem abordados pela polícia, nenhum deles falaria a respeito do caso.”

Corpo foi encontrado em barracão (Foto: Reprodução/TV TEM)

Corpo foi encontrado em barracão (Foto: Reprodução/TV TEM)

Bolzani diz que o menor de 17 anos, que teve a participação confirmada nesta terça-feira (11), será apresentado ao Ministério Público também com a representação de custódia provisória. Os dois adolescentes não têm passagens pela polícia e participam, na tarde desta terça da reconstituição do crime. “Com a reconstituição pretendemos esclarecer alguns pontos que ainda estão em dúvida, no tocante ao depoimento dos dois. Serão confrontadas as duas versões e esclarecidas estas obscuridades.” O delegado não descarta a participação de outros envolvidos. “A investigação continua, mas pelo o que se tem até o momento acredito que o crime tenha sido praticado pelos dois”, diz.

A mãe de Ana Clara Macena dos Santos, Maria Aparecida Caetano, pede justiça. “Judiaram da minha menina da pior forma. Não sei se vai ter Justiça, eu espero, mas não confio muito, não. Só a Justiça de Deus.”

Entenda o caso
Segundo a polícia, a adolescente foi estuprada e agredida. De acordo com o atestado de óbito, a causa da morte foi uma lesão na coluna cervical. A jovem desapareceu após ir a uma festa com amigos na noite de sábado (8), em um salão perto do local onde o corpo foi encontrado. Durante a manhã, familiares fizeram postagens para pedir ajuda para localizar a garota, que ainda não havia voltado para casa.

Ana Clara teria passado mal e foi vista pela última vez na frente do salão onde aconteceu a festa, organizada por alunos de uma escola para menores de 18 anos.

    Adolescente tinha 14 anos (Foto: Reprodução / TV TEM)

    Adolescente tinha 14 anos (Foto: Reprodução / TV TEM)

    Compartilhe  

    últimas notícias