Diário de São Paulo
Siga-nos

Mendonça nega pedido para se declarar suspeito em notícia-crime contra Bolsonaro

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou neste sábado (12) um pedido elaborado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) para que

Mendonça nega pedido para se declarar suspeito em notícia-crime contra Bolsonaro
Mendonça nega pedido para se declarar suspeito em notícia-crime contra Bolsonaro

Redação Publicado em 13/02/2022, às 00h00 - Atualizado às 15h51


Solicitação foi feita pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) que alegou que o ministro do Supremo é amigo do presidente. Bolsonaro é acusado de prevaricação e advocacia administrativa.

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou neste sábado (12) um pedido elaborado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) para que ele se declarasse suspeito para analisar uma notícia-crime apesentada na Corte contra o presidente Jair Bolsonaro por prevaricação e advocacia administrativa — crime que ocorre quando um funcionário público usa o cargo para defender interesses privados.

A notícia-crime contra Bolsonaro foi apresentada pelo partido Rede Sustentabilidade. O pedido alega que o presidente deveria ser investigado por ter afirmado, em 2020, que mandou “ripar” servidores do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) após receber a informação de que o órgão paralisou uma obra do empresário bolsonarista Luciano Hang.

Bolsonaro diz que 'ripou' Iphan após órgão embargar obra de Luciano Hang

Bolsonaro diz que ‘ripou’ Iphan após órgão embargar obra de Luciano Hang

Em dezembro, Mendonça foi sorteado para ser o relator do caso no Supremo e o senador Randolfe Rodrigues pediu que o ministro se declarasse voluntariamente suspeito para atuar no caso ou que enviasse o pedido à presidência da Corte para analisar a relatoria. Segundo o senador, Mendonça é amigo do presidente, por isso, não está apto a ser relator do pedido.

André Mendonça é sorteado para relatar notícia-crime contra Jair Bolsonaro

André Mendonça é sorteado para relatar notícia-crime contra Jair Bolsonaro

Em sua decisão, Mendonça afirmou que não reconhece a presença, no caso concreto, de quaisquer das hipóteses legais de suspeição do magistrado.

O ministro disse ainda que pedidos de suspeição devem ser encaminhados diretamente ao presidente do STF, conforme regimento interno.

Mendonça também encaminhou o caso à Procuradoria-Geral da República (PGR) para que avalie se há elementos para investigação. Essa determinação é a praxe em relação às notícias-crime que chegam à Corte.

.
.
.
G1
Compartilhe  

últimas notícias