Internacional
Membro do Comitê Organizador diz que realização das Olimpíadas de Tóquio “depende dos EUA”

A jornal, Haruyuki Takahashi afirma que país americano e seu novo presidente, Joe Biden, têm o poder de garantir os Jogos: “Odeio dizer isso”. COI, porém, nega e rebate declarações
Nas últimas semanas, o Japão viu crescer a quantidade de casos de coronavírus no país e o número de japoneses que são contrários às Olimpíadas de Tóquio. Ainda assim, cresceu, também, o otimismo entre os organizadores dos Jogos e do Comitê Olímpico Internacional. Mas, para Haruyuki Takahashi, membro do Comitê Organizador, a realização dos Jogos depende do apoio dos Estados Unidos e de seu novo presidente, Joe Biden.
Em entrevista ao jornal “Wall Street Journal”, Takahashi afirmou que os Jogos ganharão um apoio importante caso Biden se mostre favorável à realização do megaevento, com início no dia 8 de julho.
– Biden está enfrentando uma situação difícil com o coronavírus. Mas, se ele fizer uma declaração positiva sobre as Olimpíadas, ganharemos um forte impulso. Depende dos Estados Unidos. Eu odeio dizer isso, mas Thomas Bach e o COI não são os únicos que podem tomar a decisão sobre os Jogos. Eles não têm esse nível de liderança – afirmou.
Desde sua posse, na semana passada, Biden não falou publicamente sobre as Olimpíadas. Em todas as edições dos Jogos, os Estados Unidos têm o maior número de atletas. Além disso, representam ao COI o seu contrato mais lucrativo de transmissão na TV. Ainda assim, em resposta aos comentários de Takahashi, o COI afirmou ao jornal que os comentários do dirigente japonês “são obsoletos”.
– É lamentável que o Sr. Takahashi não conheça os fatos. Primeiro: é o USOPC (Comitê Olímpico dos Estados Unidos) que decide sobre a equipe olímpica e paralímpica dos Estados Unidos. Segundo: o USOPC nunca deixou dúvidas sobre sua participação – disse o COI, em comunicado ao jornal.
Takahashi, ex-executivo de uma agência de publicidade, recebeu US$ 8,2 milhões (cerca de R$ 43,6 milhões) do comitê que liderou a candidatura de Tóquio para os Jogos de 2020, de acordo com registros financeiros revisados pela agência de notícias “Reuters”. Ele reconheceu o recebimento do pagamento, mas negou qualquer impropriedade. Após seu envolvimento na campanha, Takahashi foi nomeado para o conselho do comitê organizador de Tóquio 2020.
Nesta terça-feira, Thomas Bach voltou a incentivar que os atletas sejam vacinados antes das Olímpiadas. O presidente do COI, no entanto, negou que a vacina vá ser obrigatória.
– Nós encorajamos todos os participantes olímpicos e paraolímpicos que recebem a vacinação a aceitá-la, também como um ato de solidariedade com os anfitriões japoneses e seus companheiros participantes – afirmou.
.
.
.
GE – Globo Esporte.
-
Artigos11 horas atrás
Marlon Luz: Uma CPI pode acabar com os apps em São Paulo?
-
São Paulo13 horas atrás
Fiscalização fecha bares com aglomerações na Zona Sul da capital em 1ª noite de ‘toque de restrição’ em SP
-
saúde12 horas atrás
‘Eu me sinto na fase mais difícil de uma guerra’, diz enfermeira de hospital lotado do RS
-
São Paulo14 horas atrás
Michel Temer é vacinado contra a Covid-19 em drive-thru de SP
-
Polícia13 horas atrás
Estudante se torna réu pelo assassinato de jogadora de games em SP; continuará preso e fará exame de insanidade mental
-
Internacional17 horas atrás
Peter Revson teve curta e competente passagem pela F1 mas morreu em acidente em 1974
-
Esportes11 horas atrás
Lesão na perna de Tiger Woods: o que é uma fratura exposta cominutiva
-
Esportes11 horas atrás
LeBron James rebate Ibrahimovic após ser criticado por ativismo: “Nunca ficarei calado”