Diário de São Paulo
Siga-nos

Medvedev supera Zverev e encaminha classificação para as semis do ATP Finals

Depois de estrearem com o pé direito no ATP Finals, Daniil Medvedev (#2) e Alexander Zverev (#3) se enfrentaram em Turim valendo o encaminhamento da

Medvedev supera Zverev e encaminha classificação para as semis do ATP Finals
Medvedev supera Zverev e encaminha classificação para as semis do ATP Finals

Redação Publicado em 16/11/2021, às 00h00 - Atualizado às 14h57


Atual campeão da competição que reúne os oito melhores tenistas da temporada, russo vence batalha contra alemão e fica muito perto da vaga para a semifinal

Depois de estrearem com o pé direito no ATP Finals, Daniil Medvedev (#2) e Alexander Zverev (#3) se enfrentaram em Turim valendo o encaminhamento da classificação para as semifinais do torneio. Em uma batalha de altíssimo nível e 2h35 de duração, o russo, atual campeão, derrotou o alemão, dono do troféu de 2018, por 2 sets a 1, parciais de 6/3, 6/7 (3) e 7/6 (6).

Com o resultado, Medvedev manteve o 100% de aproveitamento e pode se classificar para a próxima fase antecipadamente. Para isso, terá que torcer para Hurkacz vence Berrettini na partida que encerra o terceiro dia de competições no ATP Finals.

Atual campeão, Medvedev segue 100% no ATP Finals — Foto: Clive Brunskill/Getty Images

Atual campeão, Medvedev segue 100% no ATP Finals — Foto: Clive Brunskill/Getty Images

Essa foi a sexta vitória de Medvedev sobre Zverev, a quinta consecutiva. O confronto direto entre os dois estava empatado em 5 a 5. O duelo já havia acontecido no Finals, em 2019, também na fase de grupos. Naquela ocasião, o alemão levou a melhor em sets diretos.

O Grupo Vermelho ainda conta com o italiano Matteo Berrettini (#7) e o polonês Hubert Hurkacz (#9), que se enfrentam ainda nesta terça-feira (16). Apesar de ter se lesionado e abandonado o primeiro jogo, Berrettini retomou os treinos e deve entrar em quadra. Caso não esteja apto, será substituído pelo jovem Jannik Sinner, também da Itália.

O jogo

O primeiro set foi muito disputado e já mostrou como seria a tônica da partida. Com os dois sacando muito bem, levou a melhor quem conseguiu aproveitar as oportunidades. Enquanto Zverev teve três chances de quebra e não concretizou nenhuma, Medvedev fez valer a única a seu favor na parcial, obtida logo nos games iniciais. Controlando a vantagem mínima, o russo venceu 70% dos pontos com seu serviço e fechou em 6/3.

O jogo seguiu bem equilibrado no segundo set, que caminhou sem quebras até o fim. Assim como na parcial anterior, Zverev sacou demais, aplicou 13 aces e fechou as portas para Medvedev, que também se manteve sólido e não deu brechas. A decisão foi para o tie-break, onde o alemão aproveitou o apoio da torcida para se impor, conquistar duas mini quebras e fechar em 7/6 (7-3).

Zverev lutou, mas perdeu para Medvedev em Turim — Foto: Julian Finney/Getty Images

Zverev lutou, mas perdeu para Medvedev em Turim — Foto: Julian Finney/Getty Images

Os dois seguiram em altíssimo nível no último set, dando ao público presente um espetáculo que fez valer o ingresso. Muito consistentes da linha de base, os dois protagonizaram um duelo de muitas trocas de bola e jogadas sensacionais. Com isso, a parcial também foi para o tie-break, onde o equilíbrio também perdurou. Zverev saiu na frente e ficou em vantagem, mas viu Medvedev reagir e deixar tudo igual.

Embalado, o russo chegou a ter duplo match point, mas o alemão não se entregou e salvou os dois com um ace e uma passada incrível na sequência. Porém, não foi o suficiente para frear o ímpeto do número 2 do mundo, que aguentou a pressão, foi para cima e decretou a vitória por 7/6 (8-6)

.
.
.
Globo Esporte
Compartilhe  

últimas notícias