Diário de São Paulo
Siga-nos

Médicos e residentes fazem exames gratuitos contra o câncer de pele em Rio Preto

Estudantes de dermatologia da Famerp, a Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (SP), e médicos residentes da área do Hospital de Base fazem neste

Médicos e residentes fazem exames gratuitos contra o câncer de pele em Rio Preto
Médicos e residentes fazem exames gratuitos contra o câncer de pele em Rio Preto

Redação Publicado em 25/11/2016, às 00h00 - Atualizado às 17h24


Exames poderão ser feitos de graça a partir das 9h em Rio Preto.
Em Rio Preto, 411 pessoas foram examinadas no ano passado.

Estudantes de dermatologia da Famerp, a Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (SP), e médicos residentes da área do Hospital de Base fazem neste sábado (26), das 9h às 15h, atendimento gratuito e diagnóstico para tratamento do câncer de pele. Os exames fazem parte da campanha no Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele e serão feitos na praça em frente à Catedral.

A campanha tem sido realizada anualmente na cidade desde 1999. Segundo o Hospital de Base, Rio Preto se destaca por diagnosticar mais casos de câncer de pele do que a média nacional. Em 2015, das mais de 20 mil pessoas atendidas no Brasil, 13,28% (2.651) apresentaram lesões de câncer na pele. Em Rio Preto, das 411 pessoas examinadas, 17,03% (70) atinham lesões e foram encaminhadas para tratamento.

Além de Rio Preto, a campanha será realizada em 25 Estados. As pessoas com idade entre 51 a 60 anos foram as que apresentaram maior incidência de lesões, seguidas pelas idades entre 61 e 84 anos. “São pessoas que agora sentem o efeito dos raios solares a que foram expostas no decorrer dos anos de vida”, afirma o dermatologista João Roberto Antônio, coordenador regional da Campanha e Chefe da Dermatologia do Hospital de Base e da Famerp.

A exposição excessiva ao sol é o principal fator desencadeante da doença. Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de pele responde por 25% dos diagnósticos de câncer no Brasil. “O tipo mais comum é o não melanoma. Apesar da alta incidência, possui baixa letalidade e pode ser curado sem grandes dificuldades se detectado precocemente. Por isso a importância em orientar toda a população em relação aos cuidados com a saúde e proteção da pele”, afirma João Roberto.

Serviço
Dia C – Campanha Nacional de Combate ao Câncer de Pele
Dia: Sábado (26)
Horário: 9h às 15h
Local: Praça Dom José Marcondes  (em frente à Catedral)
Atendimento gratuito

Compartilhe  

últimas notícias