Diário de São Paulo
Siga-nos

Medição no rio Preto encontra fezes após moradores reclamarem de água escura

Após receber reclamações de moradores por causa da água escura e cheiro forte no rio Preto, em São José do Rio Preto (SP), a equipe de reportagem da TV

Medição no rio Preto encontra fezes após moradores reclamarem de água escura
Medição no rio Preto encontra fezes após moradores reclamarem de água escura

Redação Publicado em 24/10/2017, às 00h00 - Atualizado às 06h46


Após receber reclamações de moradores por causa da água escura e cheiro forte no rio Preto, em São José do Rio Preto (SP), a equipe de reportagem da TV TEM foi até o local acompanhada de um especialista para apurar a qualidade da água. Durante medição, fezes foram encontradas no rio.

O especialista também constatou que, apesar da irregularidade do rio, o índice de oxigênio está em um nível considerado bom.

“O índice de oxigênio dissolvido neste ponto está determinando o valor de 3 miligramas por litro. Dentro da classificação deste corpo da água está com boas condições. Mas caso as fezes sejam oriundas da estação de tratamento de esgoto, o tratamento não está sendo eficiente”, explica Mário Cosso, especialista em tecnologia ambiental.

O Semae, Serviço Autônomo de Água e Esgoto, informou que é impossível as fezes terem originado da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), visto que as tubulações despejam apenas líquidos.

Por causa da falha no tratamento do esgoto há dois meses, o SEMAE foi multado pela Cetesb em R$ 100 mil, mas está recorrendo na Justiça. Atualmente a estação opera acima da limite de capacidade, que é de tratar esgoto de 400 mil moradores. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a cidade abrange 450 mil pessoas.

Compartilhe  

últimas notícias