Diário de São Paulo
Siga-nos

McLaren celebra melhor início de campeonato na era híbrida com Norris

Lando Norris é o único piloto na temporada 2021 a pontuar em todas as etapas da Fórmula 1 até agora e protagonista da melhor campanha da McLaren desde o

MCLAREN
MCLAREN

Redação Publicado em 21/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h07


Lando Norris é o único piloto na temporada 2021 a pontuar em todas as etapas da Fórmula 1 até agora e protagonista da melhor campanha da McLaren desde o início da era dos motores híbridos, em 2014. E se o britânico não subiu ao pódio no GP da Inglaterra neste domingo, terminando em quarto, pôde comemorar com a equipe sua ascensão ao terceiro lugar no campeonato de pilotos, com o desempenho abaixo do esperado de Sergio Pérez, da RBR, que não pontuou.

– O resultado é sinal do forte desempenho de Lando junto com a equipe e o carro competitivo que temos este ano. Conseguimos ocupar a terceira colocação depois de dez corridas, então não é irreal estarmos ali – disse Andreas Seidl, chefe da equipe britânica.

Norris, que subiu ao pódio em três ocasiões na atual temporada, conquistando os terceiros lugares nos GPs da Emilia-Romagna, Mônaco e Áustria, ocupava a quarta colocação na tabela, com três pontos de diferença para Pérez.

Porém, o mexicano teve um fim de semana adverso e, largando do pitlane após rodar na corrida classificatória no sábado, chegou apenas em 16º no domingo, caindo para quinto e alçando o piloto da McLaren ao terceiro posto na tabela com 113 pontos – cinco a mais que Valtteri Bottas, da Mercedes, na quarta colocação.

De quebra, o recém-chegado Daniel Ricciardo, que vinha tendo problemas para se adaptar ao carro da equipe, conquistou no Circuito de Silverstone um quinto lugar, seu melhor resultado até agora pelo time. Com isso, a McLaren saiu da Inglaterra com 163 pontos no campeonato de construtores, 15 a mais que da Ferrari, e atrás somente da Mercedes e RBR.

Lando Norris e Daniel Ricciardo tiveram bom desempenho no GP da Inglaterra  — Foto: Joe Portlock - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Lando Norris e Daniel Ricciardo tiveram bom desempenho no GP da Inglaterra — Foto: Joe Portlock – Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Passadas as dez primeira provas do ano, a equipe faz seu melhor começo de campeonato em toda a era híbrida da Fórmula 1. No mesmo período do ano passado, somou 106 pontos, e em 2019, quase metade do valor, um total de 60. Em 2018, o resultado após as dez primeiras corridas foi ainda menor: a equipe obteve 48 pontos, número superior ao total de dois pontos em 2017. Em 2016, foram 32, quase o dobro da pontuação somada em 2015, de 17. Em 2014, o número foi maior: 95 pontos.

Apesar disso, o chefe da equipe chama a atenção para o fato de que o time ainda depende de eventos adversos das rivais mais fortes, sinalizando que ainda há trabalho a fazer.

– Também temos que ser honestos, uma ou outra vez algo deu errado para a RBR ou da Mercedes, porque ainda não somos capazes de vencê-los no desempenho. Vencer corridas é o que nos motiva toda manhã, por isso, vamos tentar fazer provas melhores em termos de estratégia ou desempenho do carro, ou ficar mais longe de problemas do que os outros. Ou ter sorte – garantiu Seidl.

Embora a equipe tenha subido ao pódio em oito vezes nos últimos sete anos – quatro delas com Norris -, sua última vitória foi há quase nove anos, com o triunfo de Jenson Button no GP do Brasil de 2012. A McLaren retorna às pistas em 2021 no dia 1º de agosto, no GP da Hungria.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias