Diário de São Paulo
Siga-nos

Mauricio Picazo Galhardo: Agro Notícias

GAFANHOTOS O Ministério da Agricultura, publicou uma portaria declarando estado de emergência fitossanitária nos estados do Rio Grande do Sul e Santa

Mauricio Picazo Galhardo: Agro Notícias
Mauricio Picazo Galhardo: Agro Notícias

Redação Publicado em 28/06/2020, às 00h00 - Atualizado às 12h29


GAFANHOTOS
O Ministério da Agricultura, publicou uma portaria declarando estado de emergência fitossanitária nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, para implementação do plano de supressão da praga Schistocerca cancellata (gafanhotos) nas áreas produtoras e adoção de medidas emergenciais. O estado de emergência será de um ano.

RECONHECIMENTO
O Ministério da Agricultura, criou o Cadastro Agroíntegro, para reconhecer empresas e cooperativas agropecuárias que implementem práticas de integridade, ética e transparência. Para ter seu nome cadastrado no banco de dados, as empresas deverão assinar um Termo de Compromisso com a Ética e a Integridade.

INOVAÇÃO
Governo, academia e iniciativa privada se integram para inovar e resolver problemas do agronegócio paulista. Assim pode ser resumida a iniciativa encabeçada por três Institutos de pesquisa ligados à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo junto a universidades e instituições de pesquisa do Brasil e do exterior, além de empresas do agro.

PAA 2020
As organizações de agricultura familiar e os outros agentes beneficiários do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), vão ter mais uma oportunidade de saber como transmitir corretamente as propostas para participar do PAA, na modalidade de Compra com Doação Simultânea 2020. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) promove mais uma capacitação virtual voltada à São Paulo, com o objetivo de tirar dúvidas e potencializar as transmissões de projetos do estado.

CONECTIVIDADE
O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Alceu Moreira (MDB-RS) esteve, com o ministro das Comunicações, Fábio Faria, para tratar sobre a conectividade no campo, novas tecnologias, mais produtividade, sustentabilidade e acesso para a população rural. Segundo Moreira, a demanda é grande e o ministro vai priorizar o assunto.

TÍTULOS VERDES
Incentivar o mercado de títulos verdes (green bonds) para o agro e estimular a adoção de tecnologias que preservem o meio ambiente são alguns dos objetivos do Plano de Investimento para a Agricultura Sustentável, lançado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e pela Climate Bonds Initiative (CBI).

EXPORTAÇÕES
As exportações do agronegócio brasileiro tiveram recorde no acumulado de janeiro a maio de 2020 e fecharam em US$ 42 bilhões, o maior valor já registrado para os primeiros cinco meses do ano. O resultado representa uma alta de 7,9% em relação ao mesmo período de 2019, segundo dados do Ministério da Economia compilados pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

RESÍDUOS
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveu uma transmissão ao vivo pelas redes sociais para debater os impactos das políticas de Limites Máximos de Resíduos (LMRs) para o Brasil. O encontro faz parte de uma série de quatro webinars sobre a importância dos LMRs para acesso dos produtos agropecuários a mercados internacionais. A iniciativa é uma parceria entre a CNA, a Bryant Christie e a Women Inside Trade (WIT).

PARCERIA
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) fizeram uma primeira reunião para construir um termo de cooperação técnica com o objetivo de gerar indicadores e informações consolidadas sobre a produção agropecuária. A ideia inicial é atuar em quatro eixos: custos de produção, levantamento de safra, inteligência de mercado e estoques. “Hoje foi um primeiro passo para definirmos os temas prioritários.

CLIMA
O clima não pode ser mudado, mas o conhecimento sobre ele pode minimizar os impactos sobre a atividade agropecuária, causados por geadas, veranicos, excesso ou falta de chuva, etc. Os dados agrometeorológicos, aliados à intensificação e sustentabilidade dos sistemas de produção, podem contribuir para o desenvolvimento agrícola.

AGRO+
Com parceria do Sistema CNA/Senar, o Grupo Bandeirantes de Comunicação lançou o AgroMais, um canal com uma programação totalmente voltada ao setor agropecuário. O canal oferecerá conteúdo jornalístico especializado com análises, debates, cotações, cursos, documentários e serviços como meteorologia. Além de atender todos os setores da agricultura e da pecuária, vai abranger logística, finanças e estilo de vida.

Mauricio Picazo Galhardo é jornalista.
Compartilhe  

Tags

últimas notícias