Diário de São Paulo
Siga-nos

Marisa cogitou divórcio por desconfiar de traição de Lula, diz biografia

A biografia "Marisa Letícia Lula da Silva", que relata a história de vida da ex-primeira-dama, morta em 2017 após ter sofrido um AVC causado por um aneurisma

Marisa cogitou divórcio por desconfiar de traição de Lula, diz biografia
Marisa cogitou divórcio por desconfiar de traição de Lula, diz biografia

Redação Publicado em 08/02/2020, às 00h00 - Atualizado às 21h08


“Marisa Letícia Lula da Silva”, livro do jornalista Camilo Vannuchi, diz que a ex-primeira-dama vivia “atormentada pelo ciúme”

A biografia “Marisa Letícia Lula da Silva”, que relata a história de vida da ex-primeira-dama, morta em 2017 após ter sofrido um AVC causado por um aneurisma e que foi casada por 42 anos e oito meses com Lula, aponta que Marisa suspeitava de adultério e chegou a cogitar se divorciar do ex-presidente.

Escrita pelo jornalista Camilo Vannuchi, que não esconde o apreço por Marisa Letícia , Lula e o Partido dos Trabalhadores, a biografia relata com detalhes episódios da vida da ex-primeira-dama, tanto antes quanto após o casamento com o ex-presidente. A proximidade do escritor com os envolvidos, inclusive, faz com que a obra conte com documentos e fotos pessoais obtidas diretamente com as famílias.

O primeiro caso conjugal explicitado aponta adultérios que teriam sido cometidos por Lula, inclusive o caso com a enfermeira Miriam Cordeiro , quando o petista e Marisa eram recém-casados. A relação extraconjugal resultou no nascimento da filha Lurian, em 1975.

Segundo a biografia, Lula já se relacionava com Miriam antes mesmo do contato com Marisa, mas teria parado de se encontrar com a enfermeira após assumir o relacionamento com a biografada. No entanto, após encontrar Miriam na casa de Maria, sua irmã, o ex-presidente deu uma carona para a enfermeira, ele traiu Marisa e Miriam engravidou de Lurian.

Após saber da gravidez, o ex-presidente demorou a contar a Marisa sobre a traição . Quando soube, ela não rompeu o casamento e fez questão que Lula assumisse a filha fora do casamento, mas desde que ele evitasse contato com a enfermeira, mãe de Lurian .

A relação de Miriam com Lula voltou à tona em 1989, durante a campanha presidencial da qual o petista participou, quando a mãe da filha do ex-presidente deu entrevista à campanha de Fernando Collor , então adversário do PT no segundo turno, dizendo que Lula teria oferecido dinheiro para que ela abortasse. O petista sempre negou a história, mas acabou perdendo a eleição para Collor.

Marisa é descrita pelo livro como uma mulher “atormentada pelo ciúme”, sempre desconfiada de traições de Lula. Também no início do casamento, ela desconfiou de um disco de Raul Seixas que o ex-presidente ganhou e dizia ter sido presente de seu amigo Devanir. Marisa acreditava se tratar de uma nova traição. O jornalista relata ainda que a ex-primeira-dama, “num momento de fúria”, quebrou o disco.

Após esses e mais episódios relatados, Marisa chegou a cogitar e ir atrás do divórcio. Segundo Camilo, ela foi a um advogado de sua confiança e teria dito “Quero me separar do Lula”. A biografia diz que ele se recusou a asumir o caso por não trabalhar com separações e ainda ajudou a convencer a ex-esposa do presidente a desistir da ideia.

Mais recentemente, em 2012, Marisa voltou a desconfiar de traição do marido. Dessa vez, o caso envolvia uma operação da Polícia Federal que apontou que  Rosemary Noronha , então funcionária da Presidência da Repúblicam, havia se aproveitado do cargo para fazer negócios particulares e ainda seria a amante de Lula, que já havia sido presidente por dois mandatos àquela altura.

Marisa nunca se pronunciou sobre o caso, mas, segundo Camilo, suspeitava de traição do marido com a funcionária, que viajava com ele nas viagens oficiais em que a ex-primeira-dama não ia.

A biografia não conta com relatos da ex-primeira-dama, já que ela morreu, aos 66 anos, após a apresentação do projeto literário e pouco antes da primeira entrevista. Lula, seus filhos e muitos outros amigos, parentes e companheiros de vida pública foram entrevistados, porém. Publicado pela editora Alameda, o livro tem 405 páginas e foi lançado por R$ 68.

IG

Compartilhe  

últimas notícias